América do Sul
Resposta. A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço.
No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades. ... Dessa reunião resultou no Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com base no documento, as terras do chamado Novo Mundo ficariam repartidas entre as duas nações.
A conquista da América espanhola foi o nome dado ao processo de dominação dos espanhóis sobre os nativos encontrados na América recém-descoberta. ... A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época.
Resposta. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
Além de coletores, divididos em vários povos e espalhados por todo o continente, havia civilizações organizadas em imponentes impérios, como é o caso dos Maias, dos Astecas e dos Incas. ... O problema foi a força desproporcional que foi usada pelos europeus ao invadir a América, fazendo desaparecer povos inteiros.
Resposta: A maior conseqüência da conquista européia na América foi o genocídio dos povos pré-colombianos. Quando os europeus chegaram haviam 80 milhões de nativos e um século depois menos de 10 milhões de habitantes.
Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.
olá!! Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.
Podemos citar como consequências disto, para os povos indígenas, a miséria, a super exploração e o aumento da vulnerabilidade social. Foram também muitas vezes vítimas de violência perpetradas por parte da ditadura militar, como torturas e violência sexual, violências que foram denunciadas no Relatório Figueiredo.
No primeiro século de contato, 90% dos indígenas foram exterminados, principalmente por meio de doenças trazidas pelos colonizadores, como a gripe, o sarampo e a varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram ou foram escravizadas nas plantações de cana-de-açúcar e na extração de minérios e borracha.
os povos indigenas foram exterminados pelos colonizadores devido ao fato de se recusarem a realizar trabalho escravo, novas doenças trazidas pela populaçao nos navios, e o poder imposto pelos colonos sobre os indios.
Dentre muito motivos que ocasionaram a diminuição drástica da população indígena no Brasil podemos destacar a falta de reservas para sua sobrevivência, mortes ocasionadas por conflitos, além da proliferação de doenças típicas de homem branco, como gripe, sarampo, coqueluche e muitas outras que, por não possuir ...
Durante o contexto histórico brasileiro (desde 1500 até a atualidade), os povos indígenas sofreram um processo de conquista, dizimação física (genocídio) e violência cultural (etnocídio) iniciado pelos portugueses e perpetuado, posteriormente, pela população brasileira.
Resposta: eram vistos como selvagens e mão de obra escrava. Pois se comportavam de maneira diferente dos portugueses e ajudariam os portugueses na mão de obra entre outros.
A importância dessas pesquisas e estudos se dá pela necessidade desses índios encontrar sua identidade cultural, que foi abafada diante da imposição dos colonizadores europeus.
Mais que uma vivência bacana para a classe, a oportunidade de encontrar os indígenas pessoalmente foi importante para confrontar e confirmar as informações estudadas. "Eles também refletiram sobre as transformações que ocorrem com o tempo. Os índios não podem ser vistos como algo folclórico ou peça de museu.