Segundo o ebook “500 segredos culinários”, uma técnica simples pode ajudar a engrossar o caldo da feijoada. Basta que você adicione uma colher de maisena diluída em um copo de água morna. Em seguida, acrescente ao molho da feijoada para que fique mais grosso.
Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
2- Método “urgente”
Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
A estratégia, no caso, é retirar apenas o sal e deixar os demais ingredientes que dão sabor à feijoada. A primeira ideia seria acrescentar mais água, diminuindo a concentração de sal.
Caso o feijão continue salgado, coloque um pouco de sal na tampa da panela. Se ainda assim o excesso de sal persistir no caldo do feijão, outra forma de salvar o prato é colocando um pouquinho do ingrediente na tampa da panela durante o cozimento.
Chama-se difusão. Neste caso, a batata é colocada no líquido da feijoada e ocorre a difusão, com o sal passando do meio mais concentrado (o líquido do feijão) para o menos (a batata) devido ao movimento das moléculas em busca de equilíbrio de concentração.
1) A água contida no interior das células da batata atravessa as membranas celulares por osmose: a água atravessa do lado menos concentrado em soluto ( o interior da célula) para o lado mais concentrado em soluto (onde está o sal ou o açúcar) e é daí que "surge" a água.
A batata não tira o excesso de sal da comida. Se você colocar uma batata em uma sopa com excesso de sal, por exemplo, ela vai ficar salgadinha porque é capaz de absorver água salgada. Mas isso não altera a concentração da sopa – que continuará cheia de sal, assim como a batata.
Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas. Lavar a carne em água corrente para tirar o excesso de sal e corte em cubos.
O sal é que conserva o bacalhau, então a água gelada é para evitar a contaminação quando ele perder o sal. Após esse período, troque a água (use gelada e com gelo novamente) e volte à geladeira por mais 3 horas, depois disso é só escorrer a água e está pronto para usar.
Método Rápido:
Há quem tenha dúvidas de como dessalgar o bacalhau mais rapidamente, por isso eu tenho uma dica mega simples para acabar com o problema. Todas as vezes que você for trocar a água de molho do bacalhau, acrescente duas colheres de sopa de Vinagre Minhoto.
Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal. Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.
Primeiro, procure saber quantos quilos de carne exatamente você irá dessalgar, já que é preciso medir a quantidade de sal de acordo com os quilos da peça. Corte a carne de sol em pequenos pedaços e lave bem em água corrente. ... Leve a panela ao fogo e, quando a água começar a ferver, repare se forma uma espuma branca.
Como tirar o sal da carne de sol utilizando leite
Corte a carne de sol em pequenos pedaços e lave bem em água corrente. Depois, coloque esses pedaços em uma panela bem funda e adicione sal (para cada 1 kg de carne, 3 colheres de sopa de sal). Leve a panela ao fogo e, quando a água começar a ferver, repare se forma uma espuma branca.
Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.