Veja: "Ela preferiu ficar em casa; ele [preferiu] sair." Foram empregadas duas palavras opostas: "ausência" e "presença". Há repetição de uma mesma ideia no período, marcada pelas palavras "sonhos", "sonhei" e "sonhado". Houve omissão do verbo "querer", que apareceu no começo do texto.
Resposta. Resposta: a) Hipérbato, porque há uma alteração na ordem direta da oração. A ordem direta seria: Eu já fiz tudo o que ele disse.
Quais figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo? a) Tudo o que ele disse eu já fiz. b) Gosto de campo, ele de praia. ... a) Hipérbato, porque há uma alteração na ordem direta da oração.
Explicação: O eufemismo é utilizado para tornar uma expressão "pesada" mais suave e educada. Na oração: "Convide-o a retirar-se, por favor!"
Resposta. Resposta: A)Metáfora, porque me compara a um passarinho em virtude do meu desejo de voar.
metonímia
26 Tipos de figuras de linguagem ?
4)As figuras de comunhão têm a finalidade de criar ou verificar a comunhão do orador com o seu auditório, o que pode ser feito de duas formas. Quais são as duas figuras de comunhão principais? a)Ironia e metáfora.
Consiste na interrupção de um discurso para se referir a um interlocutor, seja ele real ou fictício, e deve ser marcada entre vírgulas. ... Consiste na alusão, em um discurso, a um elemento cultural compartilhado por orador e auditório e deve ser marcada entre aspas.
É figura de escolha quando visa insinuar que há motivo de substituir uma qualificação que poderia ter levantado objeções por outra: “E no entanto era menos um castigo do que um meio de prevenir um crime” (Quintiliano, apud Perelman e Olbrechts-Tyteca, op. cit.)
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som. A seguir, você confere o conceito e a classificação de cada uma delas.
Figuras de linguagem são recursos semânticos usados para realçar e dar maior expressividade as palavras, permitindo emprega-las num sentido diferente do convencional. Há várias figuras de linguagem, algumas delas são: comparação, metonimia, eufemismo, hipérbato, hipérbole, pleonasmo, metáfora etc.