Portanto, após o acompanhamento de 22 meses do caso clínico apresentado, sugere-se que a combinação do tratamento endodôntico não cirúrgico e do tratamento periodontal cirúrgico com uso de antibiótico local pode ser considerado como um método previsível para tratamento das lesões endo-perio combinadas.
Introdução: A lesão endoperio é caracterizada pela união da doença periodontal e pulpar no mesmo elemento dentário, gerando como consequência a inflamação ou perda de ambos os tecidos.
Característica anatômica dos dentes multirradiculares, ela é definida como a área entre as raízes onde estas começam a se separar do tronco radicular. Entretanto, se a separação se intensifica, pode levar ao surgimento da chamada lesão de furca - problema que pode levar à perda óssea nos dentes.
Dentre os vários tratamentos sugeridos na li- teratura cita-se: os conservadores que envolvem a raspagem e alisamento radicular, com ou sem ci- rurgia, odontoplastia e osteoplastia; os ressectivos que envolvem a tunelização, hemissecção radicular e ressecção radicular e os regenerativos que envol- vem a regeneração ...
Por isso, uma anamnese detalhada deve ser realizada associada ao exame clínico e radiográfico do paciente, assim é possível obter-se um correto diagnóstico do caso. 117 dos autores, o instrumento mais apropriado para exames da furca é a sonda de Nabers (LINDHE, 2005; FERMIN et al., 2007).
É uma área que serve de transição entre o tronco e as próprias raízes dentárias. É coroada pelo teto ou fórnix, termos que designam a parte superior da bifurcação. Cone radicular. Marca a origem da raiz do dente.
A tunelização é um procedimento ressectivo que tem como objetivo a remoção de defeitos inter-radiculares, restabelecendo a arquitetura óssea e a exposição da área de furca. Desta forma, melhora o acesso para higienização e mantém a dentição saudável e funcional.
Incisivos inferiores: tem uma raiz e quase 45% tem dois canais. Caninos inferiores: 96% dos casos apresentaram um canal, o restante (4%) tinha dois canais. Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.
Anatomia dental: conheça as partes dos dentes
Os molares são os dentes mais complexos. Eles se localizam na parte posterior da mandíbula, ou seja, no fundo da boca. O ser humano possui oito dentes molares, sendo quatro na parte de cima e quatro na de baixo. O terceiro molar, que é o último a nascer, são os dentes siso.