9,58 segundos
100 metros/200 metros
200 metros rasos é uma modalidade olímpica de corrida no atletismo. ... Os 200 metros são uma prova de velocidade, geralmente corrida por atletas que também participam ou nos 100 metros como Veronica Campbell-Brown ou nos 400 metros rasos como Michael Johnson.
Nessa modalidade, o atleta deve correr por uma pista uma distância mínima de 20 metros e, com o auxílio de uma vara, deve saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta.
O lançamento é feito de dentro de um círculo de 2,5 m de diâmetro no chão, margeado por um anteparo de concreto de 2 cm de altura. O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço.
Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição.
Na posição de partida o atleta não pode tocar ou ultrapassar a linha de partida. Os pés e as mãos devem permanecer atrás do traço branco. É considerada falsa partida quando: ✓ O atleta iniciar o seu movimento de partida antes do tiro. ✓ O atleta após a voz de “aos seus lugares” perturbar os outros.
Provas oficiais As corridas rasas se dividem em três grupos: velocidade ou curta distância (100m, 200m e 400m), médio-fundo (800m e 1500m) e as de longa distância ou de fundo (5000m e 10000m). Nas corridas com barreira o atleta precisa chegar ao final do trajeto saltando por cima de barreiras espalhadas na pista.
Corrida com barreiras Nos 100 metros com barreiras, são dispostas 10 barreiras ao longo do percurso, sendo a primeira a 13 metros de distância da largada, as seguintes são posicionadas a uma distância de 8.
Nas corridas com barreiras, podemos identificar cinco fases distintas: a partida, a aproximação à primeira barreira, a transposição da barreira, a corrida entre barreiras e, por fim, a corrida da última barreira até à meta.
Entre as Regras do Atletismo corrida de 3000 metros com obstáculos, por exemplo, cada corredor tem de ultrapassar 28 vezes as barreiras, além de pular, obrigatoriamente, sete vezes sobre o fosso de água. Na modalidade para mulheres, as barreiras possuem uma altura menor.
No atletismo, as corridas com barreiras se subdividem em dois grupos: as de 100m ou 110m, disputadas por atletas femininas e atletas masculinos, respectivamente, e as de 400m. O objetivo é que o atleta chegue ao final do trajeto saltando por cima de barreiras postas na pista.
São de três tipos. As corridas rasas podem ser de curta distância ou velocidade (100m, 200m e 400m), de médio-fundo (800m e 1500m) e de longa distância ou fundo (5000m e 10000m). Nas corridas de barreira, o atleta deve saltar por cima de uma barreira ao final do trajeto.
Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo. De origem irlandesa, mais precisamente entre os celtas, o arremesso de peso tem seus primeiros registros nos primeiros anos da Era Cristã.