O profissional da aviação civil deverá apresentar seu CHT digital, contendo o QR Code, junto com um documento de identificação com foto. O CHT Digital poderá ser apresentado em meio digital ou em meio impresso, desde que o meio utilizado pelo profissional de aviação civil contenha o QR Code.
Em até dois dias úteis após a realização do exame de saúde pericial, o candidato poderá verificar o resultado no link: https://sistemas.anac.gov.br/novacht/consultanovacht.
É preciso passar por testes teóricos, práticos e exames médicos, sempre acompanhados de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de muitas horas de voo. Não é necessário ter curso superior para virar piloto, apenas o Ensino Médio completo.
Para quem tem o sonho e quer se tornar um aviador da Força Aérea Brasileira, os primeiros passos começam na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena (MG). A EPCAR é a instituição da FAB de ensino médio onde os jovens travam seus primeiros contatos com a vida militar.
Por isso, relacionamos abaixo todas as orientações necessárias para dar início ao processo de certificação:
“A rotina consiste em seguir a escala de voos. Nela, são publicados os voos, as reservas (período que o piloto fica no aeroporto aguardando ser chamado pela escala), sobreavisos (períodos que o piloto fica em casa aguardando ser chamado pela escala), cursos e folgas.