Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, sendo que mesmo em interiores, prefere locais bem iluminados, como próximo a janelas onde bate sol. O solo para o cultivo deve ter boa capacidade de retenção de umidade, enriquecido com matéria orgânica, arejado e drenável. Irrigue regularmente, sem encharcar.
Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores (residências, escritórios), não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado.
Como cuidar do Ficus lyrata
Faça vários furos na parte de baixo do vaso e, coloque uma camada de argila expandida. Cubra com um pedaço de manta de drenagem e coloque uma camada de substrato. Remova o Ficus do pote original, mantendo o torrão e, coloque-o no novo vaso. Complete as laterais com mais substrato para mudas e cubra a superfície.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido. Diminuir as regas no inverno. A Ficus lyrata prefere atmosfera úmida, em épocas mais seca, borrifar a planta com água e Limpar ocasionalmente as folhas com uma esponja úmida.
A poda envolve mais do que cortar as pontas dos galhos. Você deve garantir que a luz chegue até o tronco central da árvore para que ela possa se desenvolver plenamente. Use uma tesoura de poda para cortar os galhos com folhas amareladas. Afaste-se do fícus para ver como o trabalho está ficando.
“À medida que ela for crescendo, é recomendado trocar de vaso para que as raízes tenham mais espaço para se desenvolver.” Além de apreciar sol direto e ambientes bem iluminados, a Ficus elastica gosta de umidade e regas frequentes: três vezes por semana.
Cuidados com a Unha de Gato – Ficus pumila Cultivada a pleno sol ou meia sombra. Não é exigente e aceita uma ampla variedade de solos, desde que bem drenável, porém, se desenvolve melhor em solo fértil e rico em matéria orgânica. As regas devem ser moderadas, deixando o solo secar antes de regá-lo novamente.
Seu plantio é feito trabalhando o solo junto ao muro, cerca de 30 cm de profundidade e de largura. Destorroar, adicionar adubo animal curtido, cerca de 200 gramas por cova e composto orgânico, misturando bem.
As mudas devem ser colocadas num canteiro rente à parede a ser coberta. O mais indicado é que planta não crie raízes na parede – apenas apoie os ramos nela. Em geral, demora de um ou dois anos para que ela se fixe completamente por toda a extensão do muro.
Basta plantar as mudinhas bem coladinho ao muro. Prepare as covas de plantio, com um bom adubo orgânico e químico, como húmus de minhoca misturado com NPK 4.
Como fazer mudas de hera Para cultivar heras, prefira vasos rasos ou cuias. Substrato muito encharcado acaba apodrecendo as folhas e raízes, por isso, evite usar potes ou vasos muito altos. Quando bem cuidada, a hera cresce vigorosa e feliz, se estendendo por onde consegue espaço.
Tumbérgia
A unha-de-gato trepadeira (U. tomentosa) é grande e possui espinhos semi curvados. A unha-de-gato rasteira ( U. guianensis) é menor e tem dificuldade de subir nas árvores porque possui espinhos curvados, em forma de chifre de carneiro.
Os trabalhos do biólogo são direcionados ao estudo e à preservação de animais e plantas. Esta também é uma boa profissão para quem apresenta características investigativas, já que o biólogo também pode atuar com pesquisas científicas.
Como cuidar de planta carnívora