Questão 03 A maioria dos equipamentos e materiais de laboratório são de vidro em função de sua excelente transparência, resistência à mudanças bruscas de temperatura, não manchar, fácil limpeza e facilidade de secagem. O vidro comum não pode ser aquecido pois não resistem às variações de temperatura.
As vidrarias de laboratório são utensílios de vidro usados para análises, separação de misturas, reações e testes. O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos.
Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipode erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
Subtraia o valor real do valor medido. Como o erro absoluto sempre é positivo, subtraia o valor absoluto dessa diferença, ignorando qualquer sinal negativo. Esse cálculo vai resultar no erro absoluto. . Portanto, o erro absoluto é de 2,75 metros.
Definição de erro de porcentagem O erro relativo é calculado como o erro absoluto dividido pela magnitude do valor exato. O erro absoluto é a magnitude da diferença entre o valor real e o valor estimado.
Divida o erro absoluto pelo valor real do objeto em questão para obter o erro relativo. Esse resultado é o erro relativo. Essa equação simples indica a margem de erro em comparação com a medida geral.
Como calcular desvio padrão relativo
Variação Percentual = (VF/VI - 1) × 100 Em que VF é o valor final da operação, ao passo que VI diz respeito ao valor inicial. Agora imagine que o aluguel que uma pessoa paga por um apartamento passou de R$ 500,00 para R$ 700,00.