Nascem duas espécies diferentes, cada uma o mais bem adaptada possível a seu habitat. Foi o que aconteceu com nós e os chimpanzés. Um ser vivo, portanto, é mais apto a sobreviver a seu ambiente, e não mais apto no geral. É por isso que é errado dizer que nós somos mais evoluídos que, por exemplo, uma água-viva.
O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.
Os primatas surgiram de ancestrais arborícolas nas florestas tropicais; muitas das características dessa ordem são adaptações a esse modo de vida. Entretanto, alguns primatas são parcialmente arborícolas.
Mandril – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Árvore genealógica dos primatas nasceu há 100 milhões de anos. Foi de um animal do tamanho de um ratinho, que morava escondido em buracos de árvores, comendo insetos, e que viveu há 100 milhões de anos. Fora isso, sabemos apenas que ele era parecido com pequenos mamíferos que existem hoje em dia, como o musaranho.