substantivo feminino Qualidade de cordial, do que é afetuoso, amável; afabilidade. Ato de expressar carinho, afeto e amizade; familiaridade: trataram-na com excesso de cordialidade. [Por Extensão] Comportamento informal e educado, especialmente em ambientes de trabalho: tratava os colegas com cordialidade.
Significado de Afoito adjetivo Que possui coragem; que age de modo destemido; ousado.
Significado de Afabilidade Aptidão ou tendência para tratar alguém com benevolência. Etimologia (origem da palavra afabilidade). Do latim affabilitas. atis.
Para a religião, a condescendência de Deus é a descida de Cristo à Terra para viver como um homem. A condescendência, ao fim ao cabo, tende a ser vista com um acto de piedade ou uma aceitação que se realiza para não ferir alguém ou para lhe fazer a vontade.
Significado de Laboriosidade substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é laborioso; que possui excesso de esforço e dedicação.
Portanto, o caudilho (do latim capitellus) é o dirigente de uma comunidade, um chefe político e militar local ou regional, líder de exércitos particulares e proprietário rural.
Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a sectores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no seu carisma. Muitas vezes, líderes são chamados de caudilhos quando permanecem no governo por mais tempo do que o previsto.
O caudilhismo foi um regime tipicamente ditatorial, instalado na América Espanhola após a independência. Os caudilhos eram militares que ficavam sobre o domínio de tudo, punindo aqueles contrários ao seu regime, e sem dar espaços para o povo.
Por Coronel ele entende ser o indivíduo que usa o poder privado de forma a submeter outros, especialmente dependentes das terras do proprietário rural; Finalmente, por Cacique entende ele ser o indivíduo que manipulando a distribuição de favores alcança então o poder pela via do clientelismo.
O Caudilhismo conhecido também como caudilhamento, é uma estrutura de governo estabelecido e comandado por um indivíduo caudilho. Na maioria dos casos, esses líderes estão diretamente relacionados aos interesses tradicionais oligárquicos ligados à agricultura.
Dessa forma, mesmo reivindicando ou defendendo melhoras, o caudilho estabelece uma forma de poder político que substitui o lugar a ser ocupado pelo Estado. Ao mesmo tempo, centra a sua escalada ao poder como meio de implantar um governo personalista, ou seja, centrado em suas vontades e interesses individuais.
A diferença em relação à realidade brasileira foi a de que o caudilho apareceu no contexto dos processos de independência das nações latino-americanas, que, em sua maioria, ao contrário do Brasil, não assumiram o caráter de império.
criollo era o nome dado aos brancos descendentes dos espanhóis e nascidos na América. Caudilhismo ou caudilhamento é o sistema de governo implantado e liderado por um caudilho e geralmente está ligado aos interesses das oligarquias tradicionais agrárias.
Nesses novos Estados americanos, fatores políticos e sociais, como o poder das elites e a situação de pobreza na qual vivia o povo, formavam um cenário propício para o aparecimento dos caudilhos. ... Do controle metropolitano, os novos países formados passaram ao controle dos caudilhos.
O caudilhismo desenvolveu-se a partir da necessidade de proteção e organização militar da região, que era vítima das disputas das metrópoles Portugal e Espanha.
O caudilhismo surgiu das lutas pela independência, principalmente na América Hispânica, formando repúblicas que expressavam em suas constituições ideais democráticos liberais, mas que na prática eram governados por oligarquias locais que se sobrepunham a estes princípios.
Resposta. O AUTOR DESTACA O PODER DOS CAUDILHOS QUE GOVERNAVAM DE MANEIRA AUTORITÁRIA, UTILIZANDO O PODER POLÍTICO PARA ATENDER OS SEUS INTERESSES LOCAIS E A POPULAÇÃO NÃO TINHA PARTICIPAÇÃO NA VIDA POLÍTICA.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946.
A Inglaterra apoiou os movimentos de independência da América espanhola porque desejava: a) enfraquecer Espanha, principal aliada da França que decretou o bloqueio continental. ... d) recuperar áreas coloniais, após a perda das colônias na América do Norte.
Resposta: 1:Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin. ... Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas.
Entre 1809 e 1818 várias colônias latino-americanas declararam-se autónomas e independente da Espanha.