É indispensável que o ser humano tenha um raciocínio lógico para organizar os pensamentos e assim obter bons (e quem sabe, ótimos) resultados em suas atividades cotidianas. ... Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta.
Consequentemente, uma pessoa com conhecimento de lógica tem mais probabilidades de raciocinar corretamente. ... O estudo da lógica proporcionará as pessoas analisar e identificar métodos incorretos de raciocinar, não apenas os das outras pessoas, mas também seus os próprios.
Seu papel é discernir o verdadeiro do falso a fim de atingir a verdade, daí sua íntima relação com o processo judicial. Na minha opinião, a lógica é aplicável ao Direito se o entendermos como ciência, como quiseram Hans Kelsen e Norberto Bobbio. A ciência busca a verdade, e não apenas a persuasão.
A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade. Podemos defini-la como uma ferramenta para analisar se os argumentos utilizados nas premissas levam a uma conclusão coerente. Aristóteles resumiu suas conclusões sobre a lógica no livro Organum (instrumento).
A consequência lógica é a relação entre as premissas e a conclusão de um argumento válido. Estas definições tendem a ser circulares; fornecer uma explicação razoável para consequência lógica e para o acarretamento constitui um tópico importante daFilosofia da lógica.