A descolonização afro-asiática (ou seja, o processo do fim da ocupação europeia de países na África e na Ásia, ocorrido no século XX) foi motivada pelas mudanças no paradigma econômico e geopolítico internacional.
Resposta. Depois da primeira guerra os países Europeus estavam muito fracos em quesitos população, economia, poderio militar, influencia politica e as colonias africanas aproveitaram isso para declara sua independência, uma vez que os europeus não podiam faz nada para tenta impedir isso.
A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação, cada vez mais rápidos e mais eficazes. ... Esta globalização serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes, pois tudo se consegue adquirir através desta grande autoestrada informacional do mundo que é a Internet.
A globalização é o ato ou efeito de globalizar. Esse processo consiste, historicamente, no aumento das relações entre os países a partir da diminuição de suas distâncias. Apesar dessas relações serem principalmente econômicas, elas podem ser também políticas, culturais e sociais.
Em termos económicos, a globalização caractiza-se, essencialmente, pela total liberalização de circulação de pessoas, capitais e bens. SEgundo os últimos estudos, a liberalização comercial tem o potencial para estimular o crescimento económico nos países em vias de desenvolvimento e reduzir a pobreza interna.
O avanço do conhecimento em física tem criado oportunidades para o surgimento de novos setores industriais, trazendo verdadeiras revoluções ao mundo dos negócios e da criação de riqueza e empregos.