As estacas recebem, na sua extremidade inferior, uma ponteira de aço para proteção da ponta da estaca e facilitar a penetração no solo e, na parte superior, aplica-se uma proteção provisória de aço (anel), para evitar que sob as pancadas na fase de cravação esta parte se rompa.
Uma estaca não é mais que uma parte viva (normalmente um caule) que foi extraído de uma planta com o objetivo de ser enxertado noutra ou num recipiente para que se desenvolva. A multiplicação por estacas consiste em realizar um corte limpo dessas pequenas partes com o fim de que acabem por se reproduzir.
O processo de estaquia pode ocorrer de três formas diferentes: pelos caules, ramos ou pelas folhas! A estaquia gera uma cópia da planta-mãe, com o mesmo DNA. Logo, produzirá os mesmos frutos e flores. Portanto, é mais indicado escolher uma planta-mãe bem desenvolvida e bonita.
Como fazer mudas por estaquia.
Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
Deixe o galho por uns dias em um recipiente com água. Se quiser, adicione também algum adubo na água, como NPK Transfira o galho para o local onde deseja plantar, pode ser um canteiro no jardim ou um vaso. Faça um pequeno buraco na terra e enterre a ponta, de modo que o galho fique firme na terra e cubra.
O tempo de enraizamento é muito variável, dependendo da espécie e do tipo de estaca: estacas tenras ou semilenhosas é expectável cerca de 4-6 semanas; estacas lenhosas, cerca de 2-3 meses. Após o transplante, regue para ajustar a terra à planta.
Quando as mudas são novas, as primeiras devem ter as hastes cortadas bem curtas. Em roseiras formadas, o corte das hastes pode chegar a até dois terços do comprimento do galho. A partir da primeira floração, o corte pode ser feito de 40 a 45 dias.
O enraizamento das estacas foi avaliado após 180 dias da implantação dos experimentos.
Posicione o vaso em um local com luz indireta ou luz solar filtrada até que as raízes se estabelecem, altura em que deve colocar o vaso num local com luz solar direta, com 6 a 8 horas de luz diárias. Mantenha o solo ligeiramente úmido até observar o crescimento da planta.
Colha o espinafre primeiro removendo cuidadosamente as folhas externas. Depois de um tempo, corte a base do caule com uma tesoura de jardinagem, ou faca, e remova a planta como um todo. Alternativamente, você pode colher o espinafre puxando toda a planta para fora do solo (a planta não possui raízes muito firmes).
Cultivo. O espinafre é de fácil cultivo e não exige muito espaço. O melhor é plantá-lo, a partir de uma semente ou muda, em um vaso autoirrigável de número 4. Se você optar por utilizar sementes, deverá deixa-las de molho por 24 horas antes do plantio, o que vai facilitar a germinação.
É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes.
Como plantar salsinha orgânica Para o plantio, primeiro deixe as sementes de salsa de molho por 24h, para ajudar na germinação, e depois deixe secar por 1h. Agora você pode colocar as sementes no solo e fazer a primeira rega. É só esperar as mudas de salsinha crescerem e ficar atento aos tratos culturais.
Semeie. A salsinha deve ser plantada por meio de sementes de uma planta já adulta ou através daquelas vendidas em lojas de jardinagem. Com as sementes em mãos, coloque-as de molho na água por 24 horas. Esse tempo de imersão faz com que as sementes germinem mais rápido.
Retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm é hora de replantar num vaso, deixe num lugar onde tem bastante sol.
Para ter salsinha em casa ou apartamento, semeie a erva em um vaso preparado com uma mistura de terra e húmus de minhoca em partes iguais. Deixe a sementeira à meia sombra, em local que recebe pelo menos algumas horas de sol pela manhã. Regue diariamente ou quando notar que a terra está seca.
Corte a base e coloque-a em uma tigela ou prato pequeno com água, com a parte do caule para cima. Repouse o recipiente em um lugar com sol e umedeça a parte de cima para não ressecar. Após aproximadamente uma semana, folhinhas nascerão no centro.
Retire as folhas baixas e deixe somente as folhas no topo do ramo, para estimular o crescimento das raízes na parte de baixo. Coloque a estaca em um recipiente com água, que você deve trocar todos os dias e, em cerca de, sete dias você terá as raízes e uma muda pronta para ser plantada.
As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, contendo no máximo duas ou três sementes por buraco. O local para plantio (vaso, jardineira, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural.
Como plantar manjericão em vaso: Passo a passo Pegue a muda de manjericão e posicione sobre o substrato; Coloque o restante do substrato sobre a muda plantada, pressionando-a levemente para que a planta fique firme no solo; Por fim, regue sem excessos evitando encharcar o solo.