apostolo Paulo
Tito era um companheiro de São Paulo, mencionado em diversas epístolas paulinas. Tito estava com Paulo e Barnabé em Antioquia e os acompanhou no Concílio de Jerusalém, embora seu nome não seja citado nos Atos dos Apóstolos. Ele está listado como um dos Setenta Discípulos.
A Epístola a Filemon, geralmente referida apenas como Filemon (ou Filémon), é o décimo-oitavo livro do Novo Testamento da Bíblia. Faz parte do chamado corpus paulinum, o grupo de cartas escritas pelo (ou associadas ao) apóstolo Paulo.
Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega. Isso porque Filêmon é o nome de um livro do Novo Testamento da escritura Sagrada. ...
Objectivo da carta Algum tempo antes de Filémon receber a carta de Paulo, o escravo dele, de nome Onésimo, havia fugido. Presume-se que este escravo fugitivo talvez até tenha furtado dinheiro de Filémon para financiar a viagem a Roma, onde mais tarde conheceu Paulo e se tornou cristão.
O livro de Hebreus é usado como um argumento final em defesa do Cristianismo. Usando uma lógica cuidadosa e referindo-se freqüentemente ao testemunho, o escritor define que Jesus Cristo é o Filho de Deus e digno da nossa fé.
Cristo recebe o título de Senhor, e é colocado na mesma posição de Deus Pai (Romanos 1:4), (Romanos 8:9), (1 Coríntios 12:3). Apesar das diferenças de estilo com outros livros, esse livro se assemelha a Efésios, como também se parece muito ao estilo do capítulo 8 do livro de Romanos.
Nessa carta vemos a trama da vida de um escravo, Onésimo, que fugiu do seu senhor Filemon, e caiu numa prisão junto com o apóstolo Paulo, deflagrando um encontro com Cristo. Paulo não se apresenta como apóstolo, mas como prisioneiro de Cristo, ao interceder por um escravo, se colocando no mesmo nível dele.
Trecho da Primeira Epístola aos Coríntios no Papiro 46. I Coríntios é como é conhecida a primeira epístola do Paulo (apóstol) à igreja em Corinto, na Grécia, muito embora possa ter sido a segunda carta do apóstolo aos cristãos daquela grande cidade.
Neste contexto, Paulo escreve sua primeira carta aos Coríntios com intuito de conscientizar o povo sobre a importância da santidade na convivência entre as pessoas “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 Co 3:3); o respeito e busca do Espírito Santo e ...
Timóteo era um jovem pastor filho de uma judia e um grego, que tinha sido ajudante de Paulo em sua obra. Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral "Combate o bom combate da fé.
Resposta: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. ...
Durante sua quarta grande viagem missionária, Paulo deu ordens a Timóteo para cuidar espiritualmente, servir e pastorear a Igreja em Éfeso: “Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas” (1ª Timóteo 1.
Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter sido apresentado ainda na infância. Pouco se sabe sobre seu pai, exceto que ele era grego. De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, onde ele teria servido por 15 anos.
Listra
No caso de Timóteo, cuja mãe era judeo-cristã, mas cujo pai era grego, ele pessoalmente circuncidou-o "por causa dos judeus" que estavam na cidade. Ele também pareceu perceber o valor da circuncisão em Romanos 3:1-2. Paulo argumentava que a circuncisão não precisava mais ser física, apenas uma prática espiritual.
Ó Deus, que ornastes São Timoteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nosso pátria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.