Por ser rico em vitamina C e zinco, o caju é benéfico para o sistema imunológico. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, pois protege o tecido epitelial e promove atividade antioxidante. O zinco, por sua vez, contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações.
Retire a castanha do caju gaia e corte a pontinha do outro lado. Fure os cajus com um garfo e aperte levemente para tirar uma parte do suco (aproveite para fazer um refresco). Em seguida, corte os cajus em fatias de 1 cm, mais ou menos. Tempere com suco de limão, sal, pimenta, coentro e cebola.
Tem gente que não toma suco de caju da fruta, pois não sabe como tirar aquela “trava” que ele dá na boca. O segredo é limão.
O “travo” do caju Você sabia que a sensação de “travo” existente em algumas variedades de caju é causada por uma propriedade denominada adstringência, conseqüência da presença no pseudofruto de substâncias conhecidas como taninos.
Polpa de caju Para fazer a polpa, cozinhamos as frutas por 15 minutos. Depois passamos no liquidificador e então é só separar as porções em saquinhos e congelar. Dura até ser usado, segundo seu Guimarães.
Modo de Preparo
Pioneiro no mercado de suco concentrado, Maguary inova mais uma vez e apresenta Maguary Uno, a primeira linha de concentrado que não precisa adoçar e que rende 1 litro de suco em todas as versões. Muito fácil de preparar, basta adicionar o produto em 750ml de água e está pronto!
O suco concentrado tende a ser mais saudável do que o néctar, por conter a polpa da fruta e geralmente não trazer açúcar —que é usado a gosto depois pelo consumidor, ao diluir o produto em água. Porém, também tem conservantes, aromatizantes e corantes na fórmula —por isso o suco integral é sempre a melhor opção.
MODO DE PREPARO: diluir 250 ml de suco concentrado em 750 ml de água para fazer 1 litro de refresco. CARLOS: vou usar 1 litro de suco concentrado e 4 litros de água para fazer 5 litros de refresco. SOPHIA: vou usar 1 litro de suco concentrado e 3 litros de água para fazer 4 litros de refresco.
Suco concentrado Trata-se do suco integral “reduzido”, isto é, com uma parte de água removida por evaporação; neste processo, perde uma parcela das vitaminas e propriedades nutricionais da fruta. A técnica é empregada para compactar o produto e possibilitar o transporte de maiores quantidades de embalagens.
Compre agora o suco concentrado da Maguary e leve um produto de alta qualidade produzido com suco de frutas naturais. A garrafa de suco de fruta vem com 500 ml, sabor uva concentrado e rende até seis litros, ideal para uso em escolas, lanches, reuniões e muitos outros ambientes.
O Suco Concentrado Maguary é feito com frutas selecionadas que trazem o melhor da fruta de maneira rápida e prática. Sendo assim, este suco é fonte natural de vitaminas! O Suco Concentrado Maguary não contém adição de açúcar e fica a seu critério colocá-la a seu gosto.
Coloque o creme de leite e o leite condensado no liquidificador, pegue o maracujá que está na panela e passe em uma peneira até sair toda a polpa e ficar só as sementes na peneira.
Assim, congelar as frutas pode ser útil para aproveitar os frutos da estação ou evitar idas frequentes ao supermercado. Alguns exemplos de frutas que podem ser congeladas são laranja, maracujá, graviola, melancia, morango e maçã.
Use uma faca afiada ou de serra para perfurar a casca do maracujá. As duas formas mais comuns de cortar a fruta são no meio ou a uns 2,5 cm de uma das extremidades. Ao cortá-la ao meio, é preciso tirar a polpa duas vezes, mas também é mais fácil dar uma olhada melhor no conteúdo e ver se tem mofo.
Para fazer a farinha, basta separar a polpa da casca do maracujá. Depois, é necessário retirar a parte branca da casca e colocar no forno médio até que fiquem secas e quebradiças. Em seguida, colocar no liquidificador ou num mix e bater até que esteja tudo triturado.
Sabrina explica que a dose indicada é uma colher de sopa de farinha de maracujá antes das principais refeições, almoço e jantar. “Pode ser dissolvida em sucos e iogurtes, batida com frutas ou colocada em saladas”, diz.