O que é o et al? É uma sigla em latim que deve ser utilizada sempre que for feita uma citação ou menção de um texto que tenha autoria de mais de três pessoas. A utilização da abreviatura é convencionada de modo diferente de acordo com a norma, padrão ou formato que indica a sua utilização.
De qualquer forma, o limite que a ABNT coloca é o de três autores. Quando um trabalho possui quatro autores ou mais, a expressão entra em cena. Nesse caso, somente ficaria o nome do primeiro autor, seguido do et al. Os autores “sobrantes”, por assim dizer, desaparecem.
Em referências a obras com quatro autores ou mais, a ABNT recomenda que se indiquem todos os autores, sendo possível também indicar apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al.
1 autor – (SOBRENOME, Nome, ano); 2 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 3 autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); 4 ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano).
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição.
Até três autores: sobrenome de cada autor em caixa alta, seguido pela inicial do prenome. A separação é feita por ponto e vírgula. Exemplo: TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis. Com 4 ou mais autores: indica-se apenas o sobrenome e prenome do primeiro autor, seguido pela expressão et al.
– Quando há 4 autores ou mais, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro autor e a expressão et al. Exemplo de citações direta e indireta (observe a formatação e a pontuação): Para Jouve et al.
1. Como citar dois autores
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Livro: com mais de três autores Quando um livro tiver mais de um autor, você deve seguir a mesma sequência acima, entretanto colocará apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al., que vem do latim e significa “entre outros”.
1.
Citação com mais de três autores Para obras em que houver mais de três autores, utiliza-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al., que significa “e outros”.
Quando você cita no trabalho dois autores diferentes, mas que coincidentemente possuem o mesmo sobrenome e publicaram os trabalhos na mesma data. Neste caso, acrescenta-se ao sobrenome as iniciais dos prenomes. Quando você cita no trabalho dois ou mais trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Por mencionar uma obra já citada no trabalho, essa mesma menção também determina que o autor da nova citação também é o mesmo da citação anterior. Esse tipo de menção ocorre comumente ao final da página nas notas de rodapé, onde é possível conferir várias obras, publicações, autores, entre outras informações.
Assim, e para sintetizar, idem, significa «do mesmo autor» e ibidem «da mesma obra».
Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Maior que três linhas: a citação aparece com recuo de 4cm da margem esquerda. Ordem: sobrenome, ano e páginas. Os elementos devem estar separados por vírgula e entre parênteses. A ideia do autor (a) é exposta sem exatamente ser utilizada as suas palavras, mas aparece de uma forma reformulada.
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
A palavra apud é usada próximo a citação para poder identificar para o leitor que ali é uma citação de outra citação. O intuito é deixar claro que ele não chegou a ler o texto original, mas deve fazer a referência ao primeiro autor ou a primeira obra utilizada como base de construção do texto.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
No trabalho, deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) da fonte não consultada, seguido da expressão “apud”, que significa “citado por, conforme” e o sobrenome do autor do documento consultado.
Veja como utilizar:
Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
Os elementos essenciais para referenciar jurisprudência são: