O extrato da casca do araticum, uma fruta comum do cerrado, ajuda a diminuir os danos causados pelo estresse oxidativo das células, problema que ocorre quando há, no interior do organismo, excesso das chamadas “espécies reativas”. ... Araticum é o nome popular da fruta também conhecida por marolo em algumas partes do país.
O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto do cerrado que apresenta polpa adocicada rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, o que torna a elaboração de um produto com excelente valor nutricional. O que pode auxiliar na prevenção de doenças como reumatismo, úlcera e até câncer de pele.
O fruto, típico do Cerrado, é colhido entre os meses de março e abril e vendido na região a R$ 2 cada peça. Os pés de araticum têm os troncos retorcidos e podem medir entre quatro e oito metros. Em outras regiões também é conhecido como bruto, cabeça de negro, cascudo, marolo e pinha do cerrado.
Nativo do planalto central brasileiro, o araticum pode ser encontrado nas áreas de Cerradão, Cerrado, Cerrado Denso, Cerrado Ralo e Campo Rupestre. Sua distribuição ocorre no Distrito Federal e nos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins.
O araticum-do-cerrado é um fruto grande, que apresenta polpa adocicada, rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2.
Os sucos e chás feitos com a casca de Araticum têm elevado poder diurético, que reduzirão a retenção de líquidos no corpo. Para dores de cabeça, especialmente a enxaqueca, pode-se usar uma folha da planta umedecida com água e colocada sobre a testa.
Ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite - porque tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor. Diminuir a insônia - por ter propriedades sedativas que ajudam a adormecer. Baixar a pressão arterial - pois é uma fruta diurética que ajuda a regular a pressão alta.
O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. Ocorre, normalmente, em áreas secas e arenosas. ... O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.
RECEITAS COM ARATICUM
Para o preparo, coloque as cascas no liquidificador, adicione água e folhas de hortelã. Após bater é só coar e beber em seguida.
A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.
Parta as pinhas e retire os caroços com uma colher – pegue o mínimo que puder entre a polpa e a casca, pois entre eles há uma areia. Passe os caroços em uma peneira para soltar a polpa, como mostramos no filme, e reserve 575 ml de polpa para a mousse.
As sementes também serve para combater caspa. Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anêmicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C. Cãibras, Convulsões, Espasmos – Chá das folhas. Tomar varias vezes ao dia.
Pode-se fazer óleos, sobretudo na área cosmética e medicinal," concluiu a pesquisadora. "Nossos resultados demonstraram que tanto a polpa quanto os subprodutos, como a casca e a semente, apresentaram compostos bioativos benéficos à saúde.
No primeiro grupo entram frutas como: abacate, ameixa, banana, caqui, damasco, fruta-do-conde, kiwi, manga, maçã, mamão, maracujá, nectarina, pêra, pêssego, pinha e tomate. Elas devem ser armazenadas em ambientes ventilados e frescos e podem ir à geladeira, desde que fechados em potes ou sacos do tipo ziplock.
Deixe as pinhas esfriarem por pelo menos dez minutos. Trata-se apenas de seiva derretida, que age como conservante natural. Para conservá-las ainda mais, é preciso dar um acabamento a elas.
Em temperatura ambiente. O mesmo que ata, condessa, coração-de-boi, pinha, articum. Polpa dos gomos, sem as sementes, nem as peles, com ou sem açúcar. Em temperatura ambiente.
Para conservar a goiaba, o recomendável é armazená-la na geladeira após lavar e secar, pois se estraga com facilidade. SAUDÁVEL - Quando não são consumidas logo, as goiabas começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer doce. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.
Para utilizar a polpa, deve retirar do congelador e bater no liquidificador com água ou leite para fazer sucos e vitaminas. É importante que toda a polpa seja utilizada, isto porque uma vez descongelada não é recomendado que volte para o congelador.
Pode congelar fruta goiaba? Você pode congelar a fruta, mas é importante primeiro lavá-la, tirar a casca e cortá-la em pedaços. Coloque em pote com tampa ou saco plástico para congelamento. Congelando assim poderá durar até três meses.
Como Armazenar: Se a fruta estiver muito madura deve ser utilizada o mais rápido possível ou seja no máximo em 2 dias, caso não queira consumir nesse período congele a polpa para fazer sucos e doces por até 3 meses.
Goiaba: congele em suco ou em pedaços, com ou sem as sementes. Jabuticaba: prefira congelar inteira. Laranja: deve ser congelada em gomos, sem a pele branca e sem sementes, se preferir em forma de suco, esprema levemente, para que fique com mais gominhos.
Se estiver usando um espremedor de sucos elétrico e armazena-los corretamente, o suco pode ser capaz de manter fresco por até 24 horas, às vezes até um máximo de 48 horas.
Pesquisas recentes mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, ...
Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.
Suco de goiaba Tirar a pele da goiaba e bater no liquidificador com os outros ingredientes. Este suco pode ser bebido até 2 vezes por dia.
Existem diversas variedades de goiaba, mas as mais comuns são a de polpa branca com a casca esverdeada e a de polpa vermelha/rosada com a casca amarelada. As goiabas são frutas que possuem fibras e vitaminas, principalmente a C, além de cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro.
A fruta é rica em vitamina A, que garante uma boa visão e deixa a pele mais bonita. A goiaba também tem cálcio, fundamental para a formação dos ossos e dentes, e potássio, que ajuda a equilibrar a água no nosso organismo.
Você pode comê-la inteira (com casca e tudo) ou retirar a parte de dentro. Algumas pessoas gostam de colocar temperos em suas goiabas, como molho de soja, açúcar ou até mesmo vinagre. Guarde as partes que não comer.
O chá de goiaba, diferente do suco, é feito com as folhas da árvore onde essa fruta nasce: a goiabeira. Essa matéria prima tem uma estrutura química conhecida como taninos que contém ação adstringente, ou seja, ajuda a prender o intestino.