A planta baixa é um documento básico elaborado pelo arquiteto para representar o layout de um casa ou determinado ambiente. Com isso, é possível visualizar como todos os cômodos estão interligados, a disposição dos móveis e outros aspectos.
PLANTA BAIXA: É o desenho do piso de uma casa, não quer dizer necessariamente que do piso que você irá colocar. Mas sim, da visão que você ver de cima da casa, com os pontos dos cômodos da casa no terreno. PLANTA ALTA: Se refere-se a planta da fachada da casa.
Pavimento tipo (ou pavimento padrão), é um ou mais pavimentos que se repetem em planta em um edifício.... É um pavimento intermediário de um edifício que, normalmente, é usado como garagem e área de lazer... ... Espaço de uma edificação situado no mesmo piso, excetuados o subsolo, o jirau, a sobreloja, o mezanino...
Veja o exemplo: Se temos a altura de piso a piso do primeiro pavimento de 2,80m, então, no térreo marcamos o nível 0.
Como fazer corte em planta baixa: passo a passo
Para paredes a meia altura, traço médio e contínuo e indicação da altura da parede: Espessuras de 10 cm, 15 cm e 20 cm são as mais comuns. Altura = 2,1 m - A porta é representada com traço grosso e contínuo. - Arco representa o movimento de abertura da porta e deve ser com traço contínuo e fino.
Janela Baixa: Normalmente a janela é representada como baixa, se o peitoril dela for abaixo de 1.
Tamanhos de esquadrias As janelas, quando representadas em planta baixa serão especificadas com três informações: a largura (l) e altura (h) da janela e, a altura do peitoril (p). O peitoril é a altura do piso até o início da janela.
Normalmente as paredes internas são representadas com espessura de 15 cm , mesmo que na realidade a parede tenha 14 cm ou até menos . Nas parede externas o uso de paredes de 20 cm de espessura é o recomendado mas não obrigatório.
Sim, existe uma regra básica para desenharmos as paredes no papel, mas podemos também utilizar tipos e maneiras diferentes de representarmos cada parede. Em geral, encontramos na literatura que há uma convenção em representarmos paredes internas com 15cm de espessura e paredes externas com 20 ou 25cm.
Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta). A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais.
2 cm
A espessura da parede é medida colocando uma pequena bola de aço (bola, disco ou fio) num lado da peça de prova e uma sonda magnética no lado oposto. Assim, a distância entre a ponta da sonda e o alvo é medida com precisão, o que corresponde à espessura da parede.
O medidor de espessura ou Espessímetro é um instrumento super prático utilizado para medir de forma rápida e precisa materiais como madeira, couro, papel, tecido e vários outros.
Você pode calcular o peso do vidro e projetar com mais segurança suas obras ou peças de decoração. Esse cálculo também é importante para dimensionar adequadamente carga para o transporte dos vidros. Então a fórmula é a seguinte: Largura x altura x KG da espessura = peso do vidro.
A forma correta de medir o peso do vidro se dá pela seguinte equação: largura X altura X quilos da espessura = peso do vidro. (A cada 1 mm de espessura de m², tem-se 2,5 Kg). E como fazer quando for piso de vidro? Quando se trata dos pisos de vidro, o cálculo da espessura é feito a partir da área que será trafegada.
A espessura pode ser de 6, 8 e 10 milímetros. Para as janelas, o ideal são vidros de 6 mm. Para as portas, de 8 mm. “Se for dentro de esquadrias de alumínio ou de PVC, se usa vidro temperado ou comum”, explica Osmar Marrafon, dono da Vidraçaria Glassfoz.
Para calcular a espessura mínima do vidro indicado para a construção do seu aquário, procure o valor mais aproximado na linha de cima e faça-o coincidir com o da linha correspondente ao valor para a altura que pretende.
A espessura é medida com um Micrômetro, que possui características especiais para medir papel, evitando erros como a compressão do papel no momento da aferição.
0,074 milímetros
Divida o peso do papel pela área; Multiplique o resultado por 1000, isso irá converter o peso de kg/cm² para g/cm²; Multiplique o resultado por 10000, isso irá converter o peso de g/cm² para g/m²; Pronto!
Folhas avulsas - papel espesso
Geralmente uma cartolina de 52 kg é equivalente à 14 pt., que teria 4.
Papel Sulfite Normalmente no formato A4 ou carta, sua gramatura mais comum é entre 75 g/m² e 90 g/m², porém, pode ser entrado a partir de 50 g/m² até 300 g/m².
Especificações de papel
Cast-coated: geralmente tem gramaturas menores (90 até 230g/m²) devido à baixa densidade, só aceitam tinta corante, com muita dificuldade para absorver tinta pigmentada, não têm a textura de foto, a capacidade de brilho é menor. O custo desse papel é menor e provavelmente essa é sua única vantagem.
O papel fotográfico (glossy) é o melhor para imprimir fotos adesivas. Quanto à gramatura, as variações entre 150 a 180g são sugestivas para uso profissional. E as gramaturas a partir de 90g são mais adequadas para outras finalidades.
O papel fotográfico brilhante é o mais indicado para fotografias com cores mais vivas, destacando os detalhes da foto. Contudo, esse tipo de papel apresenta uma desvantagem, pois não pode ser muito manuseado, deixando as digitais visíveis, o que vai oferecer um aspecto mais sujo para a foto depois de algum tempo.