A Fatura Comercial é um documento de caráter legal e está sujeita à lei internacional, além de ser um instrumento fundamental entre o exportador e importador, já que serve como registro da transação comercial realizada entre ambas as partes.
Confira as informações obrigatórias da Commercial Invoice:
Invoice é o termo em inglês utilizado no mercado internacional para se referir ao que conhecemos aqui no Brasil como nota fiscal. Ela funciona como um documento comercial e serve para formalizar qualquer operação de compra que envolva uma empresa estrangeira.
É a lista com as características dos diferentes volumes que compõem um embarque e complementa a fatura comercial. Ele auxilia a identificação e a fiscalização de volumes e desembaraços aduaneiros e facilita a conferência por amostragem e a identificação da localização de um item solicitado.
Packing List é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada.
A lista de embarque (Packing List) deve conter :
De acordo com a RFB, o packing list (romaneio de carga) tem o objetivo de dar a conhecer detalhadamente como a mercadoria está apresentada, a fim de facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque ...
O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela companhia responsável pelo transporte da mercadoria.
O conhecimento de embarque marítimo ou Bill of Lading (BL) é um documento emitido pelo transportador para definir a contratação da operação de transporte internacional e comprovar o recebimento da mercadoria na origem e a obrigação de entregá-la no lugar de destino.
O romaneio de carga é um documento que descreve as características das mercadorias que estão no carregamento, facilitando sua identificação e localização entre os outros produtos que estão no lote.
Romaneio é o procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque. Também é usado para entrega de documentos. Também pode-se definir como: documento que informa como o produto está organizado (embalado) em relação aos volumes.
Emitir um romaneio é um processo simples, que pode ser feito, basicamente, de duas maneiras: manualmente (através de planilhas) ou automaticamente (com a ajuda de um sistema). A última opção é sem dúvida a mais segura, pois evita erros na emissão do documento e torna o processo muito mais ágil e prático.
Significado de Romaneio substantivo masculino Lista detalhada de mercadorias embarcadas, com peso, valor, quantidade. ... expressão Romaneio de Carga ou de Carregamento.
Qual a diferença entre romaneio e nota fiscal? É importante saber que o romaneio de pedido não substitui as notas fiscais, pois, como mencionado anteriormente, se trata de uma lista das mercadorias que serão transportadas em um mesmo veículo.
O romaneio de carga é o documento usado no transporte de produtos e tem como objetivo listar as informações dos pedidos que serão enviados. ... A geração do romaneio pode ser feita de forma simplificada, utilizando planilhas básicas, que contém informações suficientes para atender às necessidades da empresa.
As informações que a Receita Federal pede para o romaneio de cargas são as seguintes:
Contribui para a prestação de contas por parte dos motoristas. Quando o romaneio é retirado e as mercadorias são despachadas, a responsabilidade sobre os produtos é transferida para o motorista.
Esse relatório descritivo traz as principais características de todas as mercadorias que estão no carregamento, o que simplifica a identificação e a localização dos produtos do lote. ... Em inglês, o romaneio é chamado de packing list, e é importante para o trânsito de produtos em território nacional.
A Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A Nota Fiscal documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal.
O objetivo da nota fiscal é comprovar a existência de uma transação comercial e apurar os devidos impostos.
A nota fiscal é basicamente um recibo, que deve ser emitido após qualquer transação de venda de serviços ou produtos. A nota fiscal eletrônica ou de papel documenta diversas transações e é utilizada para recolhimento de impostos. Todas as empresas brasileiras são obrigadas a emitir nota fiscal.
Assim como a nota fiscal em papel, a nota fiscal eletrônica serve para controlar a tributação relativa à comercialização de produtos e serviços em todo o território nacional. Toda vez que uma empresa realiza uma venda, é necessário recolher ICMS e outros impostos.