A dilatação térmica linear é a variação de comprimento que ocorre quando um corpo é submetido a uma elevação de temperatura. Quando um corpo sofre aumento de temperatura, as moléculas que o constituem recebem energia e ficam agitadas, causando um aumento nas dimensões do objeto.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata.
Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se. ... Quase todos os materiais existentes na natureza sofrem aumento em seu volume quando há elevação de sua temperatura, em consequência disso, a densidade desses objetos diminui.
Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estarão entre si. O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação.
Quando aquecemos um objeto (elevamos a sua temperatura fornecendo calor), o objeto sofre um fenômeno físico conhecido como dilatação térmica, onde ao alterarmos o estado de agitação das moléculas, aumentando-o, a distância entre elas aumenta, de forma que esse afastamento ocasiona um aumento no tamanho do objeto em ...
o ferro tem uma capacidade calorífica (0,106 cal/g) menor do que a da água (1 cal/ g). Assim, o ferro esquenta com mais facilidade porque necessita de menos calorias para elevar 1°C por grama em relação à água, consequentemente ele perde calor na mesma proporção. ou seja, se esquenta rápido, esfria rápido.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. ... À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra.
A água precisa de muito mais calor para começar a aquecer de fato: para subir em 1 grau Célsius a temperatura de 1 grama de água precisa-se de 4,186 joules de energia, enquanto para a mesma quantidade de ar é necessário 1,005 joule e para o solo apenas 0,800 joule.
Por que, quando estamos na praia durante o dia, percebemos que os ventos sopram da água para a praia e à noite esse sentido é invertido? Durante o dia, a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. ... Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.
areia
Resposta. Porque o calor especifico da água é maior que a do etanol. Calor especifico é a quantidade de calor necessário para uma material aumentar 1 grau em 1 grama . O calor especifico da água é 1 cal/g e do etanol 0,6 cal/g.