A transformação de energia se realiza na resistência, que transforma a energia elétrica em energia térmica. Isto acontece devido o Efeito Joule, onde a passagem de corrente elétrica por um condutor causa seu aquecimento.
O chuveiro possui uma chave seletora de temperatura que seleciona a ligação dos terminais A, B e C da resistência para o aquecimento da água. Quanto mais curta for a resistência, ou seja, menor seu valor ôhmico, mais corrente circula e, portanto, maior é a quantidade de calor gerado.
Os Chuveiros Eletrônicos da Lorenzetti são aqueles que no lugar de uma tecla de mudança de temperaturas, existe um botão giratório que controla a potência elétrica através de um circuito eletrônico, o que permite o ajuste gradual da temperatura da água.
A resistência do chuveiro é uma pequena peça metálica localizada dentro do chuveiro. Para que um chuveiro elétrico esquente a água, é necessário que a resistência do chuveiro esquente através de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta instantaneamente.
Desligue o disjuntor ou a chave geral de energia; Despeje um copo de vinagre e um copo de água morna dentro do saco plástico; Amarre o saco no chuveiro deixando o espalhador imerso na mistura de vinagre e água; Deixe agir por 1 hora, religue o disjuntor, retire o saco e abra o registro para enxaguar o espalhador.
Enrole as mandíbulas de uma chave de cano com várias camadas de fita isolante, que irá amortecer os dentes da chave e ajudar a prevenir riscos no acabamento. Prenda a chave de cano na parte de trás da cabeça do chuveiro e vire para a esquerda para desenroscá-lo do tubo.
Verifique se a resistência está mesmo queimada. Ligue o chuveiro e deixe cair água por uns 30 segundos, depois feche-o. Aí desligue o disjuntor, aguarde 10 segundos e ligue-o novamente, volte ao banheiro e repita o processo de ligar e desligar o chuveiro.
Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
– Se a resistência do chuveiro estiver queimada, você vai ver um rompimento na espiral ou vai notar marcas de queimado em volta da peça. – Ao trocar a resistência o melhor é sempre seguir as instruções do fabricante discriminadas na embalagem.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
A troca de temperatura do chuveiro com ele ligado também pode causar a queima da resistência. Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência.
Dicas para não morrer em choque elétrico no chuveiro: Evite tomar banho utilizando águas que venham diretamente da terra ou alguma fonte sem tratamento; ... Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.
Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.
A Resistência Ultra foi desenvolvida pela marca Lorenzetti e nada mais é do que uma resistência com formato plano que possui maior durabilidade quando comparada à uma resistência aspiral comum.
90 dias
A resistencia blindada é uma resistência que a partir do calor gerado, aquece a água. Tem como característica seu filamento que é envolto de uma proteção de cobre ou aço.
O escolhido como melhor chuveiro elétrico foi o Lorenzetti Acqua Duo Ultra, ele é bonito, muito eficiente e traz a opção de ser usado como chuveiro ou como ducha. O segundo colocado foi o Lorenzetti Acqua Storm Ultra, ele conta com todas as qualidades do primeiro da lista porém sem a opção de ducha.
Os chuveiros compatíveis com DR são fabricados com resistências blindadas, por esse motivo não deveriam desarmar o dispositivo diferencial residual, esse modelo de resistência possui essa definição, pois as espiras são envolvidas por uma camada de óxido de magnésio e um material metálico, além de haver um material ...
O chuveiro eletrônico ou ducha eletrônica é uma versão mais moderna e ajustável do chuveiro elétrico. Assim como o modelo mais tradicional, ele também depende de eletricidade para funcionar, porém oferece mais possibilidades para quem o utiliza.
A principal diferença entre chuveiros elétrico e eletrônico “Os chuveiros têm duas famílias: os multitemperaturas, que têm quatro estágios (frio, morno, quente e super quente) e os eletrônicos, que permitem que a temperatura seja gradativamente mudada com o chuveiro já aberto”, diz Misael.
Qual chuveiro é mais econômico: elétrico ou eletrônico? ... Um chuveiro elétrico, programado com a temperatura inverno, ou seja, a mais quente, utilizará o máximo de sua potência. Já no modo verão, o consumo cai para 65% desse total. Apenas no modo desligado não há consumo de energia.
No chuveiro eletrônico é possível regular a temperatura durante o banho, ligada. A vantagem de aquecer a água do banho de forma ideal -- nem mais nem menos -- contribui para o conforto e para reduzir a conta de energia elétrica. ... A troca de resistência do chuveiro é mais comum no elétrico.
Independente da quantidade de água na saída,o chuveiro eletrônico tem maior possibilidade de controle para as faixas de temperatura, pois a forma de ajuste da potência é de forma linear, permitindo uma regulagem gradativa, com máxima eficiência. Chuveiro eletrônico. mais economia e conforto durante o banho.
Os 10 Melhores Chuveiros e Duchas de 2021