Em seu interior, há a patela, o osso que também é chamado de rótula e fica na parte mais anterior do joelho e se articula com o fêmur, o osso da perna, por meio da articulação patelofemoral. Além disso, há vários ligamentos que compõem o joelho e também ajudam a manter a patela estabilizada.
A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea. Quando a patela sai do lugar, chamamos de luxação da patela; ou, de forma mais técnica ainda, chamamos de luxação patelofemoral. A luxação da patela pode ser um episódio bastante dramático ou mais ameno.
A pessoa com a fratura apresenta dor intensa na região anterior do joelho, muitas vezes apresentando hematoma local, sendo comum o paciente não conseguir estender o joelho e muito menos andar.
Indivíduo (ativo ou não) que deseja INICIAR o crossfit e sabe que tem condropatia patelar. É normal algumas pessoas não apreciarem a “arte de puxar ferro” numa academia, e por conseguinte, se sentem inclinadas a se aventurar por outras modalidades esportivas ou de treino. Ok, não há nada de errado nisso.
O Crossfit, para quem sofre com dores nos joelhos deve ser avaliado com cautela, pois envolve cargas altas e grande intensidade nos exercícios. Mas se você já pratica crossfit e sente dores nos joelhos, procure seu ortopedista para uma avaliação.
Se você tem algum problema sério de coluna ou joelho e seu médico recomendou que não pratique corrida, esqueça o jump. O impacto é semelhante, se a corrida pode ser prejudicial para você, o jump também será.
Assim como em qualquer atividade física, existem todos os tipos de participantes e, para cada um deles, o crossfit se adéqua. Seja você iniciante, intermediário, ex-atleta, sedentário, idoso ou criança, todos podem praticar, adequando-se a intensidade e quantidade.
Ou seja, pessoas sedentárias podem sim treinar CrossFit, desde que passem por uma avaliação médica e estejam sempre supervisionadas por profissionais qualificados durante os treinos. Se ainda tiver alguma duvida ou se sentir inseguro(a) para começar a praticar o CrossFit, não deixe de entrar em contato.