Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos. ... Já a sedimentação consiste na deposição das partículas dos ambientes erodidos.
Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. ... As erosões pluviais podem apresentar-se de diferentes formas, como poderemos ver a seguir: 1.
A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.
São 180 espécies da fauna, das quais 124 ocorrem apenas no bioma, e 85 da flora. ... O risco é maior para as espécies que estão sendo atingidas pelo fogo e não estão sob nenhum mecanismo de proteção.
As queimadas são fenômenos naturais que podem surgir em áreas secas, de clima árido e semiárido, que contenham vegetação. Com a ajuda do vento e da baixa umidade, fagulhas podem surgir de forma natural, causando incêndios que, em alguns casos, podem chegar a proporções enormes.
Queimadas naturais: promovidas por ações da própria natureza, como as descargas elétricas ou o vulcanismo (por meio da lavas do vulcão em erupção), que iniciam um incêndio, moderado ou extenso.
É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas. É quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.
Alteração das condições de temperatura e umidade e presença de vapor d'água na atmosfera — chuva; Emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa; Alterações climáticas mundiais; Danos à saúde, como aumento de doenças respiratórias.
Causas das queimadas no Pantanal
Apesar de ocorrerem no bioma, as queimadas no Pantanal não são fenômenos naturais, têm origem criminosa, como na Amazônia. ... Os grandes rios do Pantanal receberam pouca água entre 2019 e 2020, o que reduziu suas áreas de inundação, deixando mais espaço para desmatamento, queimadas e propagação de incêndios.
Em contraste, o Pantanal é o menor bioma do país, ocupando apenas 2% do nosso território, uma área comparável ao Ceará. ... Ainda assim, o Pantanal também apresenta árvores de médio e grande porte, típicas da Amazônia, e árvores tortuosas e de baixo porte comuns no Cerrado.