A tonometria a ar é realizada por meio da propulsão de um jato de ar contra o globo ocular , o qual após encontrar a superfície do olho é recaptado e a pressão ocular é automaticamente fornecida. Aqui também o paciente deve repousar o queixo e a testa em suportes próprios do aparelho oftalmológico.
O que é: Exame que mede a pressão intraocular.
A maioria dos casos de descolamento da retina começa quando o gel vítreo que enche o centro do olho contrai e se separa da retina (chamado descolamento posterior do vítreo). Os sintomas incluem: Moscas volantes em seu campo de visão. Elas muitas vezes aparecem como manchas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão.
As causas do descolamento de retina são variadas. Ele pode acontecer devido a uma ruptura do vítreo, separando a retina da estrutura que a sustenta; aumento da fluidez do vítreo em função da idade; traumas e tração na região da retina; além de tumores e condições inflamatórias.
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
As roturas ou buracos retinianos são pequenos rasgos que geralmente ocorrem na periferia da retina, que é o tecido que reveste o fundo do olho. Elas ocorrem por descolamento do vítreo (o gel que preenche o interior do olho) quando esse se separa da retina, exercendo uma tração e provocando seu rompimento.
Síndrome da tração vitreomacular é uma doença que afeta a mácula – região situada no centro da retina – levando a deformação das camadas retinianas na região. A doença perda da visão central e o a pessoa afetada passa a enxergar manchas na visão, deformação na image, ou a visão dupla.
Manchas na visão Existem diversas doenças dos olhos que podem provocar a perceção de manchas pretas na visão. Uma delas é a degenerescência macular (ou degeneração macular), onde um dos sintomas mais comuns é a perceção de um escotoma (mancha) no centro (ou perto) do campo visual.
DEGENERAÇÃO PERIFÉRICA DA RETINA A retina periférica é a parte mais frágil da retina, onde podem ocorrer fendas e esgarçamentos provocados pela tração do vítreo (substância que preenche o globo ocular) ou em situações de alta miopia. Essas situações podem levar a complicações, como o descolamento de retina.
DMRI ou Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa que envolve a parte mais central da retina humana, responsável pela nossa visão de nitidez e chamada de mácula. Trata-se de uma doença no qual o principal fator de risco é a idade. A doença aparece principalmente após os 60 anos.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.