Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina.
A formação da urina ocorre nos néfrons em um processo que envolve três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção. Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom-avermelhada localizados na região posterior da cavidade abdominal.
Resumidamente, as características funcionais específicas de cada ramo da alça de Henle são: Ramo descendente fino: • altamente permeável à água, que é reabsorvida passivamente a favor do gradiente osmótico existente entre o fluido tubular e o interstício hipertônico que o envolve.
Isso ocorre graças a propriedade de concentrar urina, um mecanismo oferecido pela hipertonicidade medular que é formada por um fator de contracorrente que existe nos ramos da alça de Henle e seu sistema multiplicador, aumentando os solutos no interstício medular e a saída de ureia do ducto coletor, causando ...