O rutherfórdio não se encontra presente na Natureza. O seu isolamento é feito a partir de reações nucleares envolvendo a fusão de um isótopo de plutônio, o plutônio-242, com néon-22. Nunca foi observada a formação de grandes quantidades de rutherfórdio, sendo este sintetizado em pequeníssimas proporções.
1964
Gás nobre
Kr
O gás criptônio é um gás nobre incolor, inodoro, insípido, inerte e raro na atmosfera terrestre. A nomenclatura do elemento Criptônio vem do grego Krípton, que significa oculto. O nome é apropriado uma vez que o gás é raro na atmosfera terrestre, da ordem de 1 ppm (partes por milhão).
Criptônio é utilizado comercialmente como um gás de enchimento para lâmpadas fluorescentes de poupança de energia. Ele também é usado em algumas lâmpadas de flash utilizados para a fotografia de alta velocidade.
quarto período
Desses, o mais problemático é o iodine-131, que pode ser absorvido pela tireóide quando inalado, causando câncer e leucemia. Gases como krypton-85 e xenon-133 não interagem com ossos ou tecidos mas são altamente instáveis e podem causar outros danos ao organismo.
O crípton ou criptônio (do grego, krípton, que significa oculto) é um elemento químico de símbolo Kr de número atómico e 36 (36 prótons (ou Protões) e 36 elétrons (ou Eletrões) ) e de massa atómica igual a 83,8 u.
ÁTOMO NOBRE TEM OITO ELÉTRONS NA CAMADA DE VALÊNCIA
1898
Gás nobre
2,8,18,8
83,798 u
Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1 da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). São metais de baixa densidade, e moles.
Todos são do quarto período, ou seja, todos tem quatro camadas eletrônicas. O potássio é um metal alcalino, e o criptônio é um gás nobre. Selênio e bromo são não metais, porém o bromo é líquido à temperatura ambiente e o selênio é sólido.
Os elementos do primeiro período, hidrogênio e hélio, tem como camada de valência de seus elétrons o nível 1; a partir do lítio, até o flúor, os elementos têm como característica comum o nível de valência do número quântico 2, ou camada L. E assim por diante.
Potássio = K, Selênio = Se, Bromo = Br, e Criptônio = Kr.
O símbolo químico é a letra inicial, maiúscula, do seu nome latino seguida, quando necessário, de uma segunda letra minúscula da substância.
Um símbolo químico consiste em cada uma das abreviaturas formadas por uma ou duas letras que se utilizam para designar os elementos químicos e que na sua maioria procedem da designação grega ou latina desses elementos. Por exemplo, H (hydrogenes) para o hidrogénio.
Par ácido-base conjugado - Duas substâncias, iões ou moléculas cujas fórmulas diferem de um ião H+. Par ligante - Par de eletrões que é partilhado por dois átomos. Par não ligante - Par de eletrões da camada de valência de um átomo que não é partilhado com outro átomo.