Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.
É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
a) Segundo Edward Said, o Orientalismo é um estilo de pensamento estruturado na distinção entre o Oriente e o Ocidente. Dessa maneira, o Orientalismo se apresenta pela construção, a partir de uma perspectiva ocidental, de uma visão idealizada da cultura oriental.
Orientalismo é um termo polissêmico utilizado tanto para definir os estudos orientais - ou seja, o estudo das civilizações orientais atuais ou históricas, especialmente do Oriente Médio e, em menor medida, do Extremo Oriente - como para designar a representação, imitação ou mistificação, segundo uma visão eurocêntrica, ...
Significado de Ocidentalismo substantivo masculino [Neologismo] Conjunto dos conhecimentos, relativos ao Ocidente da Europa.
A Revolução Industrial é um outro marco na caracterização do que é o Ocidente. ... Ocidentalização é, de acordo com a etimologia da palavra, a ação de tornar ocidental; o processo em que as culturas de outras partes do mundo assimilam ou são obrigadas a assimilar a cultura do Ocidente é parte do significado deste conceito.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Resposta