História do voleibol O vôlei foi criado por William George Morgan, que era diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços em Massachusetts, nos EUA.
O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão.
Em 1940, o futsal chegou ao Brasil, também pela ACM, mas em São Paulo. E foi no país que o esporte se popularizou, a partir da década de 50, com a criação de vários times e torneios amadores. ... Em 1989, a Fifa assumiu o controle do esporte, mudando o nome oficial da modalidade de "futebol de salão" para "futsal".
O futsal foi um esporte desenvolvido no Uruguai e no Brasil na mesma época, poucos anos antes no Uruguai (em 1934) e logo após no Brasil, em 1940. O início desse esporte se deu em São Paulo, desenvolvido pela associação cristã dos moços (ACM) e teve uma aceitação muito grande por parte dos brasileiros.
O esporte trazido da Inglaterra pelas elites se arraigou na população que tomava as cidades. Tornou-se um elo em comum para as massas. Mais do que isso, ajudou a quebrar barreiras sociais e raciais, nas arquibancadas e nos campos. A partir da década de 1930, o futebol viveu sua grande expansão.
Por meio do esporte o indivíduo poderá desenvolver capacidades diversas como: física, motora e cognitiva, além de promover a socialização, o respeito, a cooperação. ... Outro papel de inclusão social através do esporte é a questão da integração das pessoas portadoras de deficiência física.
Segundo o Ministério do Esporte (apud Borges, 2009), o esporte desenvolvido em projetos sociais, que por sua própria característica de socialização e inclusão social, poderá a longo ou médio prazo, enfatizar valores morais e sociais como, por exemplo, a participação, cooperação, liderança, respeito e outros valores nos ...