Os senhores feudais eram nobres que viveram na época média, que possuiam muito poder político, militar e económico.
Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar.
Feudo (Latim: feudum) é a terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na alta Idade Média, no governo de Carlos Magno após o fim do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.
No sistema feudal, aquele que doava um feudo recebia o nome de Suserano. O Suserano, que era geralmente ou o próprio rei, ou, em alguns casos, um nobre de uma casa mais alta, recebia em troca da concessão do uso de suas terras - do seu feudo - um juramento de fidelidade por parte do Vassalo.
O nome desses donos Era denominado Suserano pois eram senhores que os Vassalos podiam ficar na Terra deles Com a proteção mais tinham que trabalhar em troca disso...
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise.
Banalidades eram tributos da época feudalpagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal, pela utilização de equipamentos e instalações do senhorio (celeiros, fornos, moinhos, pontes, etc), pois o senhor feudal detinha todos estes equipamentos.
O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos.
Manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal,lá era onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal,moinhos,o forno e a forja.
Manso comunal eram como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servo; o manso comunal correspondia aos bosques e pastos onde poderia ser feita a criação de animais, o recolhimento de alimentos silvestres, a caça e a obtenção de lenha.
As terras arrendadas, ou manso servil, equivaliam às porções de terras onde habitavam os camponeses e suas famílias. Nesse local, os servos praticavam a agricultura para sua subsistência e eram obrigados a entregar grande parte da colheita para o senhor feudal, proprietário da terra.
As Terras comunais eram áreas do feudo que possuíam um uso coletivo, como florestas, bosques e pastos.
Terras Comunais=Áreas de uso coletivo para os camponeses. Nessa área grande parte dos alimentos é divido entre os camponeses trabalhadores nas terras. Terra privada=Área exclusiva de plantação, apenas/e para o senhor feudal.
Resposta: No modo de produção feudal as terras comunais eram um bem comum para a produção camponesa. Os cercamentos foram medidas administrativas tomadas pelo governo inglês que favoreceram os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários, expulsando os camponeses das suas terras.
Por meio dos cercamentos foi o fenômeno pelo qual as terras de uso coletivo na Grã-Bretanha começaram a ser cercadas para que passassem a ser terras de uso individual. Esse fenômeno se intensificou durante a época da Dinastia Tudor no Século XVI. O cercamento teve início ainda no século XII.
O "enclosure" refere-se à política de Cercamentos adotada na Grã-Bretanha durante a transição do feudalismo para o capitalismo. Os camponeses que já residiam nessas terras arrendadas eram expulsos pelos senhores das terras, fosse através da expulsão em si ou do estreitamento das cercas de fronteira das terras.
Os cercamentos foram medidas administrativas tomadas pelo governo inglês que favoreceram os latifundiários em detrimento dos pequenos proprietários, expulsando os camponeses das suas terras.
Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII.
Com a permissão do governo eles eram retirados de suas terras, dando lugar a grandes proprietários que eram produtores ovinos e de algodão que abasteceria a industria. Os pequenos proprietários então eram obrigados a deixar suas terras e ir para as cidades, consequentemente virando mão-de-obra barata.
Os cercamentos foi um fenômeno/processo político que aconteceu na Inglaterra no século XVII, com o intuito de fazer um êxodo rural para que a burguesia pudesse enriquecer. Considerado também como uma das causas da Revolução Industrial.