O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
No setor de bioquímica, os exames realizados dizem respeito a investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo. São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc.
9 tipos de exames laboratoriais que você não pode ignorar
Exames de sangue: quais são os mais comuns?
Lista de exames de um check up completo
Exames Analisados no Perfil
Um teste de testosterona é um exame de sangue solicitado para medir a quantidade de testosterona livre ou total no sangue. Esse valor é geralmente indicado em nanogramas por decilitro de sangue. Esse é um exame disponível no Laboratório Freire.
Para a avaliação da concentração sérica de testosterona, recomenda-se realizar a dosagem da testosterona total pela manhã, devido ao ritmo circadiano, até duas horas depois de acordar.
Como aumentar a testosterona de forma natural
O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração.
Sintomas de testosterona baixa
Testosterona é o principal hormônio sexual masculino. É responsável por regular a fertilidade, a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos. Os ovários das mulheres também produzem testosterona, embora em quantidades muito menores.
No Brasil, as diretrizes formuladas em 2014 por especialistas a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) estabelecem que níveis menores do que 300 ng/dl de testosterona total (ou testosterona livre abaixo de 6,5 ng/dl³) podem ser classificados como insuficientes – e merecem ...
O nível normal de testosterona em homens varia de 300 a 1000 nanogramas (ng) por decilitro (dl) de sangue. Ir de um número dentro do que é considerado normal para outro pode não causar muito impacto.
Os níveis normais de testosterona no homem variam de 250 ng/dl a 1200 ng/dl nos homens com idade até 30 anos. Dos 30 aos 50 anos o limite superior baixa para cerca de 900 ng/dl e dos 50 aos 70 o limite superior baixa para cerca de 700 ng/dl.
RESULTADO: ng/dL VALORES DE REFERÊNCIA: HOMEM DE 21 A 49 ANOS : DE 3,03 A 14,80 ng/dL HOMEM DE 50 A 89 ANOS : DE 1,81 A 10,20 ng/dL MULHER DE 21 A 60 ANOS : DE 0,08 A 1,11 ng/dL MULHER DE 45 A 87 ANOS (PÓS-MENOPAUSA): DE 0,05 A 0,88 ng/dL TESTOSTERONA (T1) MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA RESULTADO: ng/dL VALORES DE ...
Para que serve: auxilia no diagnóstico de puberdade precoce masculina, resistência androgênica, testotoxicose, hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos, tumores adrenais, tumores ovarianos (condições em que os níveis de testosterona livre se encontram aumentados), atraso puberal masculino, ...
A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no organismo, e corresponde a 2 a 3% da testosterona total, que corresponde a quantidade total de testosterona produzida pelo organismo, ou seja, a testosterona livre e a ...
Conhecida por “comandar” o corpo masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nas pessoas do sexo feminino, o hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais, tendo entre suas funções auxiliar o processo de reprodução.