Rede de Frio é um amplo sistema, que possui complexa estrutura técnico-administrativa sob a luz da PNI, por meio de normatização, planejamento, avaliação e financiamento que visa à manutenção adequada da cadeia de frio. Já a Cadeia de frio, por sua vez, é o processo logístico da Rede de Frio.
A rede de frio é o sistema utilizado pelo PNI, que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua ...
As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.
As sobras diárias de imunobiológicos ou os imunológicos vencidos da sala de vacinação, compostos por micro-organismos vivos, devem ser submetidas a descaracterização física utilizando autoclaves durante 15 minutos, à temperatura de 127ºC, estufa por 30 minutos a 120° C.
- Rubricar no documento de registro, no espaço reservado para tal, e conferir o aprazamento, se for o caso; - Reforçar as orientações, especialmente a data aprazada para o retorno; - Desprezar o material descartável em recipiente adequado; - Lavar as mãos.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
A RDC ANVISA Nº 306/2004 determina também que nos serviços de assistência domiciliar, os resí- duos perfurocortantes devem ser acondicionados e coletados por pessoas treinadas, o qual o serviço de assistência domiciliar é o responsável pelo gerenciamento desse resíduo (BRASIL, 2004).
Descarte no lixo correto Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas. Já seringas e suas agulhas devem ser entregues ao lixo hospitalar, pois também oferecem possibilidade de contaminação.
Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável.