Os tapetes shaggy, também conhecidos como tapetes felpudos, são uma escolha certeira para quem quer criar um ambiente quentinho, charmoso e aconchegante para enfrentar os dias frios da estação. ... Além de lindos, os tapetes shaggy são versáteis e combinam com qualquer estilo de decoração.
Tipos de Tapetes: Shaggy O estilo shaggy é aquele tapete que dá vontade de se esparramar e ficar por lá mesmo, aproveitando toda a sua maciez. Este modelo é mais conhecido como tapete macio, felpudo ou peludo.
Um tapete felpudo é uma explosão de sensações, né? Uma peça que combina maciez, aconchego, conforto térmico, estilo e ainda é capaz de harmonizar todo o mobiliário com o seu tamanho e volume. Não à toa é uma das grandes tendências de 2018 e, por isso, vale a pena arrumar um espaço para ele aí na sua casa!
Os melhores tapetes para a sala
Tabela Comparação dos Melhores Tapetes para sala
Para a sala de jantar é importante considerar a altura do pêlo e a composição do tapete na hora de escolher. A recomendação da WP Home são pelos tapetes que tenham o pêlo curto ou modelos de sisal sintético. Como não acumulam sujeira entre os pêlos, a limpeza fica bem mais fácil.
Qual o tamanho ideal para um tapete que ficará sob a mesa de jantar? O ideal é cada borda ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m. Em tempos de espaços mínimos nem sempre é possível atender a essa medida.
O tapete de sala deve sempre ficar na mesma linha do sofá ou, pelo menos, de 15cm a 20cm embaixo do mobiliário. Na hora de escolher o tapete para sala, é importante levar em conta o tamanho do ambiente.
Faça combinações. Se a sua sala de estar e jantar estiverem muito próximas, o ideal é que os tapetes sejam diferentes. Se possível, mantenha um padrão diferente para destacar e diferenciar cada ambiente. No entanto, mantenha algo em comum entre os tapetes como um pequeno detalhe, a cor, acabamento ou textura.
Você pode eleger duas peças iguais ou, se quiser incrementar o visual, fazer uma combinação de modelos diferentes. O jeito mais fácil é usar a mesma cor e variar na tonalidade e na textura dos tecidos. “Um tapete cinza claro de tricô e o outro cinza escuro de material sintético fazem uma boa dupla”, aposta Décio.
Atenção: você pode misturar dois tapetes se eles compartilham a paleta de cores entre eles e definitivamente a paleta da sala. Tapetes persa são mais difíceis de se misturar com outros, neste caso é melhor jogar com cores sólidas.
Como combinar Para coordenar os tapetes em ambientes integrados, o indicado é que uma das peças tenha mais personalidade, enquanto a outra siga um estilo mais neutro. Ressaltamos que os tapetes podem funcionar como uma base neutra para a decoração ou como ponto focal.
Quando o sofá é escuro, escolher tapete na mesma cor ou muito parecida, em geral não dá muito certo: O conjunto fica pesado… Usar cores neutras ou similares e bem mais claras fica melhor. Na esquerda, cortinas em bege, marrom ou branco combinariam perfeitamente.
Ele deve ser maior que o centro da sala, de modo que outras mobílias como mesas e sofás fiquem por cima dele. Deixar que o tapete seja grande o suficiente para terminar, pelo menos, "embaixo" do sofá é um detalhe importante. Procure por tapetes que sejam em torno de 20 cm maior nas bordas.
Para escolher um tapete da sala é preciso saber que as cores vão depender do tamanho do cômodo. Já que alguns tons escuros terminam por diminuir o ambiente, portanto, invista nisso se a sua sala for muito ampla.
Tapete para sala com sofá marrom E para combinar os tapetes para a sala com sofá marrom, você pode optar por tapetes lisos ou estampados. O grande segredo para acertar em cheio na escolha do tapete, está na combinação com as almofadas e a cortina.
Quando se fala em tapetes para pisos de madeira, é interessante que eles tenham uma base que a proteja. Para isso, tapetes de fibras sintéticas e microfibras, e materiais mais resistentes, como o couro natural, são a opção perfeita. Quando o assunto é conforto térmico, a viscose entra em cena.
Tendo em vista essa arte maravilhosa, separamos 6 tipos de tapetes que amamos para você usar na sua decoração e se inspirar.
Se a sua preferência é por algo mais simples e fresco, opte por tapetes de algodão ou sisal. Para um quarto mais descolado, tapetes geométricos são os mais indicados. Gostou das nossas dicas de como escolher o tapete ideal para o quarto?
O que é o tapete antialérgico?
Para você identificar se o tapete persa é original você deve observar o trabalho pelo avesso, pois o desenho precisa ser idêntico à parte da frente. Outra característica comum do tapete persa é que todas as peças são trabalhadas de forma artesanal.
A lá de ovelha é a mais utilizada; chama-se de Kurk a de melhor qualidade, e de Tabachi a de qualidade inferior. O número de nós determina a qualidade – e o preço – de um tapete persa, e há dois tipos: o nó turco, ou simétrico, e o persa, ou assimétrico.
Nesta seleção estão em destaque os 10 tapetes mais caros do mundo.
Confira: Imagem 1 – Unindo o clássico ao moderno: é isso que essa sala de jantar faz ao combinar piso de madeira, sofá de couro e tapete persa com cadeiras, mesas e quadros de estilo industrial. Imagem 2 – Os tapetes persas também são encontrados em formato de passadeira, ideais para cozinha.
Consiste simplesmente de duas varas de madeira entre as quais se esticam os fios de lã no sentido longitudinal. Durante o trabalho, os fios do urdume se mantêm esticados graças a estacas atadas às extremidades de cada vara e cravadas no chão. Os tapetes tecidos em teares horizontais são geralmente pequenos.
Dobrando um tapete grande
Para lavar o tapete persa de forma mais profunda, a dica é preparar uma solução de água com produtos como sabão, shampoo/detergente de tapete ou sabão neutro. Depois de pronta, a solução deve ser aplicada sobre o produto. Em seguida, uma esponja deve ser usada para esfregar a superfície do tapete suavemente.
Você vai precisar de detergente neutro, água e amaciante de roupas. Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, escovando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano úmido e deixe secar.
Limpeza de franjas. Coloque um pano limpo embaixo das franjas e, com água, detergente e uma escova, escove as franjas. Vá trocar a água quantas vezes a água suja sair.
Para tapetes feitos de sisal ou juta, é utilizado um método que consiste em limpar usando um pano embebido em água salgada. Esfregue suavemente toda a superfície e deixe secar na sombra. Pronto, tapete limpo.