O pronome mesoclítico, pode ser visto na conjugação pronominal do futuro do indicativo e também do condicional. Exemplo: dar-lo-ei ou dar-lho-ei? E por fim, o enclítico é um pronome onde a colocação é vista onde não existem palavras que promovam antecipação; Exemplo: amá-lo; Fá-lo; entre outros.
São chamados átonos os pronomes oblíquos que não são precedidos de preposição.
As formas átonas do pronome pessoal ocorrem adjacentes ao verbo, podendo ocorrer em três posições: à esquerda do verbo (próclise), à direita do verbo (ênclise) ou no interior da forma verbal (mesóclise). As formas dos pronomes átonos são: me, te, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as, se.
Pronomes Átonos Utilizados como Objeto Direto
a) Que palavra os pronomes los e eles substituem? Substituem os jogadores.
Os pronomes que funcionam como adjunto adnominal são me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém).
Resposta: O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Não se usa o "s" final da 1ª pessoa do plural dos verbos, quando seguida do pronome "nos": encontramo-nos, preparemo-nos, vestimo-nos. No entanto, seguida de "lhe" ou "lhes", a forma verbal mantém o "s": enviamos-lhes, perdoamos-lhes, agradecemos-lhes. Lembrete: o uso de "lhe" não é aleatório.