A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, o que leva ao surgimento de alguns sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
A redistribuição do fluxo de sanguíneo durante o exercício resulta da combinação da vasodilatação nas arteríolas dos músculos esqueléticos e da vasoconstrição em outros tecidos. No início do exercício, os sinais simpáticos do centro de controle cardiovascular causam vasoconstrição nos tecidos periféricos.
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.
Também denominada circulação pulmonar, a pequena circulação é o caminho percorrido pelo sangue do coração aos pulmões e também o sentido contrário. Esse trajeto consiste na saída do sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar, onde se ramifica e segue para os pulmões.
Resposta: Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio).
Resposta: Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.
Tipos de circulação sanguínea
Tipos de Artérias As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas: elásticas, musculares e arteríolas.
O coração recebe seu próprio suprimento de sangue das artérias coronárias. Duas artérias coronárias principais se ramificam da aorta perto do ponto onde a aorta e o ventrículo esquerdo se encontram. Essas artérias e suas ramificações fornecem sangue a todas as partes do músculo cardíaco.
Artéria coronária direita
O componente arterial coronário direito con- siste da artéria coronária direita (ACD), ramo conal (RC), ramo ventricular direito (RVD), ramo marginal (RM), artéria descendente posterior (ADP) e ramo ventricular posterior (RVP). Sistema venoso.