Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático.
Os ribossomos são formados por duas subunidades. Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma.
Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.
Algumas organelas e estruturas são compartilhadas com outros tipos celulares, como as mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático, ribossomos e peroxissomos. Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula.
Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Elas estão presentes principalmente nas carnes vermelha e branca, no leite e seus derivados, na clara do ovo e nas leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, entre outros. As proteínas devem estar presentes na dieta diária, mas cuidado para não exagerar no consumo.
E e que, no caso do retículo endoplasmático rugoso, merece destaque a produção das proteinas utilizadas no meio intracelular bem como no meio extracelular. No retículo endoplasmático liso, ocorre a síntese lipídica, e o armazenamento de glicogênio, além das atividade desintoxicantes celulares.
Bioquímica da vida - Conheça as principais substâncias que compõem os seres vivos
As principais substâncias que compõe os seres humanos são; Água, Minerais, Ácidos nucleicos, Proteínas, Carboidratos e Lipidios.