Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
Diagnóstico e Exame Além do exame físico, o médico poderá solicitar exames complementares de diagnóstico como: Raio-X da coluna: para analisar o paciente de frente e de lado (perfil), para medir as curvas da coluna vertebral. Tomografia computadorizada. Ressonância magnética.
Diagnóstico. Um médico pode diagnosticar a escoliose com um exame de diagnóstico como uma radiografia, radiografia da coluna vertebral, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (IRM) da coluna vertebral.
Desta forma, se o trabalhador tiver algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura devido aos problemas relacionados à coluna, terá sim direito à aposentadoria por invalidez. Porém, é necessário constatar que seu quadro é irreversível.
A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas como doença degenerativa discal, discogênica, osteoartrite facetária, entre outras.
7 problemas na coluna mais comuns
Dor lombar: Principais Sintomas