Significado de Para-raios substantivo masculino Instrumento composto por uma haste de metal que, conectada à terra, busca captar as descargas elétricas (raios) que entram na atmosfera terrestre, normalmente colocado no telhado de prédios, casas ou em lugares altos, para evitar os prejuízos decorrentes destas descargas.
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.
Benjamin Franklin
O para-raios foi inventado por Benjamin Franklin em 1752, quando fez uma perigosa experiência utilizando um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo.
A invenção do para-raios deu a Benjamin Franklin um renomado reconhecimento público. A descoberta, feita por uma acaso, em 15 de junho de 1752, começou quando ele usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel. ... Ele soltou a pipa e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo brinquedo.
para-raios
Benjamin Franklin fez sua riqueza como tipógrafo, editor e jornalista, mas ficou conhecido por sua contribuição à ciência no estudo da eletricidade. ... Com tantos filhos, a condição da família para os estudos era limitada e, assim, Franklin teve direito a estudar por apenas dois anos.
Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 – Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um polímata estadunidense. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Foi ainda o primeiro embaixador dos Estados Unidos em França.
Seu estudo mais famoso depois do descobrimento da energia foi quando descobriu as cargas positivas e negativas em raios e como estes fenômenos tinham sua origem elétrica. Em outubro de 1752, ao empinar uma pipa em meio a uma tempestade de raios, Benjamin Franklin resolveu fazer um experimento.
Nikola Tesla (1856-1943) foi um inventor, austro-húngaro, nascido em Smiljan (Império Austro-húngaro), na atual Croácia, que deixou importantes contribuições para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos, como da transmissão via rádio, da robótica, do controle remoto, do radar, da física ...