Basta: 1) calcular os pontos médios de cada intervalo. Para isto basta somar os extremos de cada intervalo e dividir por 2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 0–2 é calculado assim: (0 + 2) / 2 = 1.
O ponto de encontro das mediatrizes dos lados de um triângulo, denominado de circuncentro, é eqüidistante dos vértices (veja em GEO010101) sendo portanto o centro da circunferência circunscrita ao triângulo.
Ponto médio
As coordenadas do ponto médio do segmento de extremidades A = (1,3) e B = (-5,-6) são (-2,-3/2). Primeiramente, é importante lembrarmos o que é o ponto médio. O ponto médio divide o segmento em duas partes com mesma medida. Para determinarmos o ponto médio do segmento AB, precisamos somar os pontos extremos.
Existe uma fórmula para calcular a distância entre dois pontos no espaço, dada por meio de suas coordenadas. Assim sendo, sejam os pontos A = (xA, yA, zA) e B = (xB, yB, zB), a distância entre A e B, denotada por dAB, é dada pela seguinte expressão: Não pare agora...
ex: A= 1/2,-1/3 B=5/2,1/3.
Para transformar um valor angular em distância, basta relembrar suas equivalências. Como se sabe, 1º = 60 NM, assim pode-se concluir que 60′ = 60 NM 1′ = 1 NM. Ocorre que 1′ = 60″, assim pode-se concluir que 60″ = 1 NM, ou seja, 1″ = 1/60 NM.
Cálculos para se encontrar a Diferença de Longitude (DLO): Basicamente é a diferença angular entre dois meridianos. DLO de hemisférios IGUAIS (W=W|E=E) = Subtrair.
Por exemplo, se Alfa Centauri é vista com uma latitude de 72° norte (108° sul) e sua declinação é conhecida (60°S), então pode-se determinar que a colatitude do observador é 108 - 60 = 48 (i.e. sua latitude é 90 - 48 = 42°S).
O Meridiano 135 W é um meridiano que, partindo do Polo Norte, atravessa o Oceano Ártico, América do Norte, Oceano Pacífico, uma ilha da Polinésia Francesa, Oceano Antártico, Antártida e chega ao Polo Sul....Meridiano 135 W.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. ... A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
Para a realização deste cálculo multiplicamos o FUSO anterior por 6° (pois cada FUSO corresponde a 6°) e posteriormente somamos 3° (que corresponde a metade do FUSO). OBS: LONGITUDE parte do Meridiano de Greenwich (M.G), sentido WGR ou EGR. Para acharmos esta longitude, utilizamos como base o cálculo acima.
O meridiano central do fuso, estabelece, junto a linha do equador, a origem do sistema de coordenadas de cada fuso. Cada fuso, na linha do Equador, apresenta, aproximadamente, 670 km de extensão leste-oeste. O meridiano central possui valor de 500.
Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste. No Brasil temos oito fusos para o recobrimento total do território, do fuso 18, passando pela ponta do Acre, até o fuso 25, passando por Fernando de Noronha.
A contagem dos fusos da projeção UTM se inicia no anti-meridiano ao meridiano de Greenwich, portanto no meridiano de 180o. A coordenada no equador vale de metros e a coordenada no meridiano central vale 500.
UTM. A Projeção Transversa de Mercator, ou Conforme de Gauss, é o resultado da projeção da superfície da esfera em um cilindro tangente ao meridiano central. São úteis para representar áreas que são maiores no sentido Norte-Sul do que no sentido Leste-Oeste.
Transporte de coordenadas UTM usando planilhas eletrônicas
O que é a Projeção UTM? É um sistema universal, isto é, utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra. A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações de um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal.
Características que envolvem o sistema UTM O sistema UTM possui 60 fusos e cada fuso possui 6º de amplitude e apresenta valores de k de variam de 0,9996 no meridiano central e 1,001 no extremo do fuso.
Ver as coordenadas de um lugar
Universal Transversa de Mercator (UTM) utiliza um sistema de coordenadas cartesianas bidimensional para dar localizações na superfície da Terra. ... Em vez disso, ele divide a Terra em sessenta zonas, cada uma banda de seis graus de longitude e utiliza uma projeção de mercator transversa secante em cada zona.
Digite "=ROUND(E1,0)" na célula F1 para arredondar a E1 para o "segundo" inteiro mais próximo. Usando 30,2561, a célula E1 deverá mostrar 21,96 e a célula F1 mostrará 22, representando 22 segundos. Este exemplo mostra que 30,2561 graus UTM equivale a latitude ou longitude de 30 graus, 15 minutos e 22 segundos.