Protector dos literatos e das letras. 2. Pessoa ou entidade que patrocina financeiramente um artista, instituição ou evento cultural.
Os mecenas (pessoas ou instituições que financiavam os artistas no período do Renascimento) tinham interesses políticos e culturais, buscando se inserir na sociedade como contribuintes importantes para o seu sucesso.
Artistas como Leonardo Da Vince, Sandro Boticelli, Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, entre outros, foram financiados pelos mecenas do Renascimento. ... A Igreja católica também atuou como importante mecenas no período, financiando, por exemplo, Michelangelo para a criação dos afrescos da Capela Sistina.
A burguesia patrocinava as artes com o objetivo de implementar e difundir um novo estilo de vida e cultura, além de buscar o prestígio social. ... É interessante ressaltar que a autopromoção que os burgueses conseguiam com o mecenato influenciavam diretamente seu poder político.
Sobre os valores que a burguesia pretendia difundir temos que eles questionaram a forma de governo(absolutista),e queriam que as pessoas tivessem educação para poderem desenvolver a sua capacidade critica para também poderem questionar.
No Renascimento, movimento de inspiração humanista, a burguesia passou a patrocinar os trabalhos dos artistas e intelectuais com o objetivo de difundir os ideais renascentistas através das artes, literatura e educação e assim, se favorecer do choque entre o Renascimento e a Igreja Católica, que condenava a usura, lucro ...
O Renascimento foi um movimento histórico ocorrido inicialmente na Itália e difundido pela Europa entre os séculos XV e XVI. ... -A vinda de sábios bizantinos para a Itália após a conquista de Constantinopla pelos turcos Otomanos; -A presença, em solo italiano, da antigüidade clássica.
Resposta. Mitologia greco-romana.
A filosofia da Renascença é o período da história da filosofia na Europa que, grosso modo, ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo. Inclui o século XV; alguns eruditos estendem-na de 1350 até ao século XVI ou início do século XVII, justapondo-se à Reforma e à primeira era moderna.
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O que foi o Renascimento? O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
Durante o século XIV ocorreu o Renascimento Cultural e Artístico nas cidades italianas, movimento inspirado na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). ... O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto).