São Paulo, São Paulo, Brasil
Uma de de suas obras mais importantes é “Lira dos Vinte Anos”, publicada depois de sua morte. Sua obra recebeu grande influência do inglês Lord Byron. Álvares era amigo de Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, os três formaram uma república de estudantes na Chácara dos Ingleses na época da faculdade.
25 de abril de 1852
Cursou o Liceu Provincial de Salvador. Com 19 anos, inconformado com os problemas que o cercavam resolveu se refugiar na vida religiosa entrando para o Mosteiro de São Bento.
O poema segue na cadencia angustiada do poeta. Cada estrofe exemplifica o tédio existencial do eu-lírico. Existência angustiante que somente a morte simbólica pode ser a saída: “eu deixo a vida como deixa o tédio...”. ...
Álvares de Azevedo (Manuel Antônio Álvares de Azevedo), poeta, contista e ensaísta, nasceu em São Paulo, a 12 de setembro de 1831, e faleceu o Rio de Janeiro, RJ, em 25 de abril de 1852.
Biografia. Junqueira Freire (Luís José Junqueira Freire), monge beneditino, sacerdote e poeta, nasceu em Salvador, BA, em 31 de dezembro de 1832, e faleceu na mesma cidade, em 24 de junho de 1855.
Era filho do rico comerciante português, José Joaquim Marques de Abreu e da brasileira Luíza Joaquina das Neves. Casimiro passou sua infância na fazenda da Prata, no atual município de Silva Jardim, de onde saiu com nove anos para estudar Humanidades no Colégio Frese em Nova Friburgo.
Álvares de Azevedo, representante brasileiro mais legítimo do mal-do-século, foi fortemente influenciado por Lord Byron e Musset. Sua poesia é marcada pelo subjetivismo, melancolia e um forte sarcasmo. Os temas mais comuns são o desejo de amor e a busca pela morte.
18 de outubro de 1860
Casimiro de Abreu, cujo nome completo era Casimiro José Marques de Abreu, foi um poeta brasileiro do movimento literário chamado Romantismo. Ficou conhecido pelos poemas “Meus oito anos”, “Canção do exílio”, “Infância”, “Amor e medo”, “A valsa”, “Moreninha”, entre outros.
Pedia moderação nos funerais, nada de luxos e de prantos. Aceitava preces, confessava que tinha muitos pecados e deles se arrependia.
Pertencente à segunda geração do romantismo brasileiro, o poeta escreveu uma poesia nostálgica e bucólica, marcada pela simplicidade e espontaneidade, na qual ressaltou seu patriotismo, a idealização amorosa e o pressentimento da morte.
Principais Pontos Turísticos de Casimiro de Abreu:
Em seus poemas Casimiro de Abreu abordava temas como a infância, a melancolia humana, o nacionalismo brasileiro e o sentimentalismo.
As Primaveras
O poema “Meus Oito Anos” faz parte do Livro I da coletânea “As Primaveras”, publicada por Casimiro de Abreu em 1859, que gira em torno da saudade da infância e da terra natal, a maior parte delas escritas durante sua estada em Lisboa.
Casimiro José Marques de Abreu (Barra de São João, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo....
18 de outubro de 1860
Casimiro de Abreu é um município do interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Está a uma altitude de 17 metros. Sua população estimada em 2008 era de 29 811 habitantes, em 2016, segundo o IBGE, a estimativa já era de 41.