Mapa biogeográfico é o mapa que aponta os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização !!
Dessa maneira, é possível distinguir sete regiões biogeográficas na Terra: Neártica (América do Norte), Neotropical (Américas Central e do Sul), Antártica, Paleártica (Europa e Ásia), Oriental (Ásia meridional), Etiópica (África) e Australiana.
Algumas espécies são chamadas de cosmopolitas. Elas possuem largas áreas de ocupação, com ampla distribuição, presentes em quase todas as partes do mundo. Alguns exemplos são as algas, protozoários e fungos. Outras são chamadas de endêmicas por viverem exclusivamente em uma determinada região geográfica.
Habitat diz respeito ao local em que uma determinada espécie vive. Cada espécie está adaptada para viver em determinado lugar, sendo esse o ambiente ideal para que ocorra a sua reprodução, alimentação e sobrevivência. ... Existem muitos casos de espécies que acabam levando outras à extinção por causa da competição.
O hábitat do ser humano é a superfície terrestre. Por hábitat devemos entender o local de moradia, áreas propícias à sobrevivência, à fixação de espécie. ... Em uma mesma região coexistem dezenas ou centenas de populações de diferentes espécie, que estabelecem vários tipos de relações biológicas.
Tomemos como exemplo um Dragão-de-Komodo. Esse magnífico lagarto, considerado o maior do mundo, é encontrado apenas em três ilhas do Pacífico: Rinca, Flores e Komodo. Como ele vive apenas nessas ilhas, elas podem ser consideradas o seu habitat natural.