A promoção da saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover uma gestão compartilhada entre usuários, trabalhadores do setor sanitário, de outros setores e movimentos sociais.
A principal diferença encontrada entre prevenção e promoção está no olhar sobre o conceito de saúde, na prevenção a saúde é vista simplesmente como ausência de doenças, enquanto na promoção a saúde é encarada como um conceito positivo e multidimensional resultando desta maneira em um modelo participativo de saúde na ...
Alguns dos exemplos são: vacinação, tratamento de água para consumo humano, uso de preservativos, mudanças nos hábitos de vida (incentivo a uma boa alimentação, realização de exercícios físicos).
substantivo feminino Ação ou efeito de proteger; apoio, ajuda, socorro: a proteção da lei. Zelo em relação a alguém ou a algo mais frágil: proteção aos direitos das crianças; proteção aos mendigos. O que é usado para envolver algo, protegendo-o; embalagem. Medidas que privilegiam algo ou alguém.
É bem simples, prevenção de perdas é um conjunto de processos e estratégias com o objetivo de prevenir, combater e reduzir as perdas da empresa. Assim, os processos de prevenção de perdas agem diretamente no combate ao desperdício, as fraudes e aos furtos, internos e externos.
A prevenção é o conjunto de medidas que visam evitar ou retardar a ocorrência de um fato indesejado. Já as ações e condutas corretivas são direcionadas para reparar os danos e voltar ao estado anterior.
Segurança preventiva é aquela realizada através de ações e medidas que possam evitar uma ocorrência danosa ou indesejável afastando riscos e ameaças e, portanto, promovendo uma maior amplitude da segurança.
É certo que a melhor maneira de evitar episódios de acidentes laborais é investindo em segurança do trabalho. A prevenção é, sobretudo, uma ferramenta que atua a fim de evitar problemas futuros. Seja engenheiro ou técnico de segurança do trabalho, todos devem ter como meta a melhoria nas estatísticas de não acidentes.
Dicas simples que podem prevenir doenças degenerativas
Se por um lado a sociedade convive com altos níveis de estresse laboral, por outro, inadequadas condições físicas para a realização de determinadas atividades ou a falta de equipamentos de proteção individual, muitas vezes, causam distúrbios orgânicos, denominados doenças ocupacionais.
Doenças Ocupacionais: quais são e como preveni-las?
As 6 principais doenças ocupacionais e suas causas
Quais são as doenças ocupacionais psicossociais?
Quando um mau comportamento se torna grave e frequente, os adolescentes devem ser examinados por um profissional de saúde mental para detectar a existência de um transtorno psicossocial. A depressão, a ansiedade e transtornos alimentares são particularmente comuns durante a adolescência.
Situações de estresse, pressão por resultados impossíveis de se atingir, falta de funcionários, chefes autoritários e acúmulo de horas extras são alguns dos fatores responsáveis pelos riscos psicossociais....Psicológico abalado
O stress psicossocial é inevitável, faz parte do dia a dia. Todos coexistimos num equilíbrio instável em que as imposições da vida, esperadas ou inesperadas, desejadas ou não, obrigam a um esforço permanente de adaptação, confronto e superação.