Hematoma extradural ou epidural (HED) é definido como uma coleção sanguínea entre a dura-máter e a tábua óssea interna e é considerado uma emergência neurocirúrgica1-3. Corresponde a cerca de 1% das admissões por traumatismo craniano (TCE) sendo mais comum em homens do que em mulheres (4:1)3-5.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
No entanto, na equimose ocorre rompimento de vasos sanguíneos mais superficiais da pele, já no hematoma ocorre ruptura de vasos mais profundos, podendo atingir músculos e camadas mais internas, além de formar uma saliência no local e causar dor.
Um grande número de livros textos de Medicina Legal indica que através da evolução cromática da equimose seria possível estimar há quanto tempo ocorreu a lesão que a produziu. Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias.
As lesões purpúricas são subdividas pelo tamanho em petéquias (menores de 2 mm), sendo geralmente numerosas, ou púrpuras maculares (de 2mm a 2cm), ou equimoses (maiores de 1 cm). Outra classificação é em trombocitopênicas e não trombocitopênicas. Na primeira, há a diminuição de células plaquetárias.
Hematoma é o sangramento de vasos de maior calibre formando uma coleção, sendo frequentemente subcutâneo, mas também pode ser em outro lugar (como um Hematoma subdural). Quando o sangramento subcutâneo é menor que 5mm é chamado de petéquia e desaparecem mais rápido que as equimoses.
As petéquias apresentam uma aparência muito característica, avermelhada a marrom, de tamanho muito pequeno, surgindo em aglomerados, mais frequentemente nos braços, pernas e barriga. Geralmente, as petéquias surgem acompanhadas de outros sintomas característicos da doença ou condição que levou à sua origem.
Uma petéquia é um pequeno ponto vermelho no corpo (na pele ou mucosas), causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Em contraste com outras manchas na pele, as petéquias não somem ou clareiam quando são pressionadas.
Conheça as principais doenças que causam manchas vermelhas na pele:
Infecções virais ou bacterianas, parasitas, exposição ao calor ou frio e exercício físicos são apenas alguns exemplos de gatilhos não alérgicos da urticária. As lesões de pele da urticária são geralmente múltiplas, avermelhadas e coçam intensamente.
Já manchas escuras podem indicar doenças da própria pele como melasma ou mesmo o câncer de pele, melanoma, por exemplo. Manchas associadas a prurido (coceira) podem ser sinal de alergia, como na dermatite atópica, eczema e urticária.
Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.