Descrição Narrativa Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural. Esta representação é pouco usada na prática porque o uso da linguagem natural muitas vezes dá oportunidade a más interpretações, ambigüidades e imprecisões.
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
Lógica de programação é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. ... A linguagem de programação é somente como se escreve o algoritmo. O grande problema para muitos é o que “dizer” para o computador fazer o que é desejado.
Em pseudocódigo o comando leia corresponde ao comando para entrada de dados, esse dados podem ser ou nãoarmazenados em uma variavel. ... A diferença entre a descrição narrativa e o pseudocódigo está principalmente no vocabulário finito e bem menor do pseudocódigo e nas estruturas de controle que apresenta.
→ escreva/escreval A única diferença entre os dois é apenas que o “escreva” escreve na mesma linha da última vez que apareceu alguma mensagem na tela, enquanto o “escreval” escreve na linha abaixo da última mensagem exibida anterior. Caso aceite o macete, pode-se pensar que o “escreval” é “escreva + l(inha)”.
Esses caracteres especiais são utilizados para definir a sintaxe do comando: [ ] Identifica argumentos opcionais. ... Indica que você pode repetir o argumento anterior ou especificar vários valores para o argumento anterior.
Quando nos referimos à variável, do ponto de vista da programação de computadores, estamos tratando de uma “região de memória (do computador) previamente identificada cuja finalidade é armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo”.