A relação entre elas é muito rica, pois ambas trabalham com a expressão humana pelo corpo, pelo movimento. Ambas podem ser trabalhadas juntas nas aulas de educação física nas escolas, sem distinção entre uma e outra. A psicomotricidade fala da inteligência do movimento, que se origina na ação.
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...
A organização psicomotora proporciona a aquisição de habilidades sensório motoras, coordenação viso-motora, equilíbrio, linguagem, esquema corporal entre outras. ... Dessa forma, a avaliação psicomotora ajuda a identificar deficiências nesses pontos, a partir da consciência do próprio corpo, o esquema corporal.
Através do movimento e da experimentação, o sujeito procura seu eixo corporal, se adapta e busca um equilíbrio cada vez melhor. Portanto, coordena seus movimentos, se conscientiza de seu corpo e das posturas. As ações do indivíduo serão mais coordenadas de acordo com o nível de desenvolvimento do equilíbrio.
A hierarquização da motricidade humana, que expressa uma evolução filogenética e ontogenética, desde o equilíbrio gravitacional à motricidade global, e desta para a motricidade fina, ou seja, desde a macromotricidade a micromotricidade, representa algo de grande significado para compreensão da evolução da espécie e, em ...