O objeto da psicologia é a experiência imediata, isto é, a experiência como se dá diretamente, fenomenalmente, ao observador, enquanto que o objeto da física e das demais ciências naturais é a experiência mediata, isto é, experiência que foi sujeita a inferências e conceptualizações.”
A consciência-imediata apresenta-se sem intermediário. É a totalidade do que o observador sente, percebe, imagina e pensa num determinado momento.
Podemos afirmar que essa matéria prima é o homem em sua completude, mas com foco na subjetividade humana - incluindo todos os elementos possíveis, individuais ou grupais, internos ou externos, racional ou irracional, consciente e inconsciente, entre outros.
A teoria de Vigotski contribui para a compreensão de uma natureza humana construída na relação dialética entre as propriedades biológicas do ser humano e o contexto social em que vive.
O ambiente físico onde a criança vive, exerce grande influência sobre seu desenvolvimento, isso observa-se principalmente nas realidades mais precárias. Geralmente, nas regiões periféricas, os espaços físicos são precários e pouco favoráveis ao bom crescimento das crianças.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.