Entende-se por transpiração o processo de eliminação de água presente em um organismo ou corpo devido elevação de temperatura externa e/ou interna.
Então, apresentam folhas menores e mais grossas,para diminuir a superfície de transpiração, e estômatos pequenos e fechados,evitando a excessiva perda da água, tão vital para a sua sobrevivência. Assim, conseguem reter,em seus tecidos,como reserva, o líquido necessário ao seu metabolismo.
O que causa esse processo é a absorção de água pelas células da raiz da planta, associada com uma alta umidade do ar. Após ser absorvida, a água move- se no interior da raiz que gera uma coluna de água no xilema, o que causa uma pressão interna impulsionadora que promove a saída de água líquida pelos poros.
Nos vegetais, esse processo pode ocorrer de duas formas distintas, envolvendo duas estruturas fundamentais: os estômatos (forma mais comum) e as cutículas. A importância desse procedimento vai além da necessidade de eliminar o excesso de água. A transpiração das plantas permite acelerar o transporte da seiva bruta.
O processo de transpiração vegetal engloba a passagem de água por todo o corpo da planta, desde sua absorção nas raízes, transporte através do xilema, movimentação até as porções superiores da parte aérea culminando com a sua evaporação na superfície das folhas através dos estômatos.
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.