Os estados físicos fundamentais da matéria são sólido, líquido e gasoso, que se diferenciam pelo menor ou maior grau de agregação entre suas partículas. ... Portanto, a matéria é constituída de minúsculas partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por diante.
Estados físicos da matéria
O ar e o hélio usado para encher bexigas são exemplos do estado gasoso da matéria. Nesse estado, a matéria não tem forma nem volume definidos: pode expandir-se até encher um recipiente grande ou ser comprimida em um recipiente pequeno.
A composição do ar (em condições normais de temperatura e pressão) envolve principalmente nitrogênio e oxigênio. ... Mas se a pressão for apenas 1 atm, tanto o nitrogênio quanto o oxigênio, estarão no estado gasoso, se apresentando como VAPOR (o estado de vapor é o estado gasoso abaixo da temperatura crítica).
Durante o derretimento, o picolé passa do estado sólido para o líquido. Essa mudança de estado chama-se fusão.
Os estados sólido, liquido e gasoso podem ser caracterizados pelo seu estado de agregação da matéria. No estado gasoso a matéria está na sua forma mais dispersa, ou seja, os átomos ou moléculas que a compõem estão distantes um do outro.
No estado gasoso distinguem-se o estado de vapor e o estado de gás. Uma substância está no estado de vapor se se liquefaz por aumento de pressão, sem variação de temperatura. Quando, nas condições indicadas, não se liquefaz, é um gás.
No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido).
O estado físico dos elementos está diretamente ligado com o tipo de ligação intermolecular que os mesmos realizam. Dessa forma, aqueles que apresentam ligações de hidrogênio ou covalentes, apresentam estado físico sólido, como é o caso dos metais e alguns ametais.
No estado sólido, os átomos ou moléculas que constituem uma substância encontram-se bem unidos em virtude da existência de forças elétricas intensas agindo sobre eles. Além disso, os átomos que formam essas substâncias possuem uma estrutura cristalina de forma bastante regular, e essa estrutura repete-se.
Como vimos, uma substância no estado sólido tem suas moléculas mais próximas umas das outras, mais "aglomeradas". Quando aquecemos uma substância estamos aumentando a energia cinética das moléculas, fazendo com que elas fiquem mais agitadas.
O estado físico da molécula é definido pelo grau de agitação delas,ou seja,o nível de energia que é dado a elas,quanto maior a energia,maior a agitação. Moléculas em estado sólido tem forma e volume definidos,em estado líquido,tem forma indefinida e no estado gasoso tem forma e volume indefinidos.
Resposta: O estado líquido é intermediário entre o sólido e o gasoso. Nele, as moléculas estão mais soltas e se movimentam mais que no estado sólido. Os corpos no estado líquido não mantém uma forma definida, mas adotam a forma do recipiente que os contém, pois as moléculas deslizam umas sobre as outras.
Estado sólido: se caracteriza pela proximidade entre as moléculas, o que dá forma e volume fixos à matéria. ... A matéria, quando se encontra nesse estado, possui forma variada, mas volume constante. A água líquida, por exemplo, possui facilidade de escoamento e adquire a forma do recipiente que a contém.
As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição. Além disso, um gás pode ser comprimido reduzindo seu volume.
Comentários: em regra, no estado sólido o volume é constante, logo as moléculas estão ordenadas. Como na fase líquida e gasosa as partículas formam um volume variável, podemos concluir que a distância intermolecular entre elas é desordenadas.
Cada um desses estados físicos distingue-se dos outros, entre outros fatores, por sua forma e volume. O estado sólido apresenta forma e volume constante, o líquido forma variável e volume constante, e o gasoso, forma e volume variáveis.
O que é Constante: Constante é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que faz parte ou está incluído em algo. ... No âmbito da matemática, o termo constante se refere a quantidade que não possui um valor fixo em um determinado cálculo, processo matemático ou equação.
Assim, quando um corpo apresenta volume constante e forma variável, podemos dizer que ele esta no estado Líquido.
"Com volume constante, a pressão de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta, ou seja, a razão entre pressão e temperatura é uma constante."
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.