O sistema fisiológico é o conjunto de órgãos que exercem funções vitais do organismo. O sistema fisiológico pode ser divido/classificado em respiratório, cardiovascular, sensorial, nervoso, endócrino, urinário, muscular, imunológico, excretor, reprodutor, tegumentar, sensorial e esquelético.
Significado de Fisiológico adjetivo Relativo à fisiologia, às funções orgânicas de um organismo ou aos processos quem mantêm uma pessoa viva: distúrbios fisiológicos. [Popular] Diz-se dos políticos e suas práticas voltadas para seu exclusivo interesse pessoal.
Para entender o que é uma condição fisiológica, é necessário saber o que é de fato a fisiologia. Fisiologia é uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos.
A atividade física contribui para o alívio do stress e promove o bem-estar físico e mental, isso acontece porque existe a liberação de hormônios como por exemplo a endorfina, que é responsável por melhorar o humor.
Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde
Mas qual a importância das atividades físicas para as pessoas? Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.
Enfim, a prática de atividade física desde a infância estimula a criação de hábitos de vida saudáveis, reduz o risco de obesidade e de doenças como patologias cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, promove o incremento da massa osteomuscular, auxilia no amadurecimento das habilidades motoras ...
A atividade deve ser inserida desde os primeiros meses da vida, estimulando esta criança a manipular objetos diferenciados, engatinhar, segurar e puxar. É importante que qualquer atividade seja feita de forma prazerosa, e que este importante do movimento do corpo perdure até a velhice.
Como o exercício físico pode fazer bem ao cérebro e evitar perda de memória. Um hormônio que é liberado durante o exercício físico pode melhorar a saúde do cérebro e diminuir os danos e a perda de memória que ocorrem durante a demência, descobriu um novo estudo.
É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar, aumentando nossa motivação, alegria e disposição. Esses hormônios fazem a sensação de bem-estar durar por horas após a corrida.
Quem pratica exercícios físicos não coloca somente os músculos para trabalhar, mas o cérebro também entra em ação. Durante uma atividade física, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento....São alguns deles:
“A corrida ajuda sim na liberação de endorfina, principalmente por ser uma actividade aeróbica, ou seja, de média intensidade e de longa duração. Após 30 minutos de actividade o corpo começa a liberar este hormônio, que está ligado à sensação de prazer por causa da acção cerebral.”, comenta Staduto.