Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione quatro folhas de chuchu e deixe ferver por dez minutos. Quando passar esse período, desligue o fogo e tampe, deixando descansar até amornar. Coe e consuma durante o dia.
1 – Você pode usar faca para descascar o chuchu, mas se você tiver um descascador como esse da foto 1, facilita muito. 2 – O segredo para não manchar a mão é descascá-lo debaixo da água corrente. Clique na foto 2 para ampliar e veja que eu descasco na pia da cozinha debaixo da torneira aberta.
Esfregue o chuchu Antes de descascar o legume, corte-o ao meio e esfregue uma metade na outra. Você vai perceber que uma espécie de espuma vai começar a se formar. Lave a espuma embaixo da torneira e esfregue novamente o chuchu. Faça isso até que fique pouca ou nenhuma espuma.
Nele há boa quantidade de aminoácidos, além de vitaminas do complexo B e de vitamina C. É diurético e um tônico para o coração. Tem comprovada ação emagrecedora e hipotensora, isto é, baixa a pressão arterial.
Medicinal, e por inteiro. A polpa é rica em nutrientes, mas também a semente, as folhas e até os brotos. Estes 3 últimos têm alta concentração de aminoácidos e de Vitamina C. Em várias partes do planeta, são usados em saladas, crus, ou cozidos.